Empresário, professor, pesquisador e agora presidente da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília). Carlos Francisco Bittencourt Jorge tomou posse em solenidade na noite da quarta que mostrou um projeto de união, modernização dos serviços e do comércio, empoderamento de mulheres e reconhecimento ao passado.
Marcelo Mantelli foi empossado como vice-presidente, além de outros nomes da diretoria executiva. Adriano Luiz Martins, que comandou a entidade por dois mandatos, foi para o Conselho Consultivo.
A nova gestão tem marco em número e influência de mulheres na diretoria executiva – Fernanda Mesquita Serva é a 2ª vice-presidente, Valeria Cristina Tamião a 3ª vice-presidente e Ilma Maria Aires de Lucena a 2ª tesoureira – e no conselho.
Em seu discurso após a posse, Carlos Bittencourt fez relato de sua ligação com a associação desde os 19 anos, ainda como estagiário, agradeceu ao apoio de dirigentes, colaboradores e sucessores – além de mensagem especial à esposa, Daniela, um dos momentos de maior emoção no evento -.
“Temos a obrigação de trabalhar em prol do empreendedorismo, de uma classe que faz a roda da economia girar e temos inúmeros desafios. Quando olho para trás, vejo tanta gente boa, sei que venceremos todos”, disse.
Adriano Luiz Martins disse que a história da entidade e sua relação com o desenvolvimento de Marília é construída pela relação de dependência entre todos os dirigentes, associados e a comunidade em um modelo de atividade que inclui proteção, apoio ao desenvolvimento e reconhecimento de valores.
“O desenvolvimento do empreendedorismo na nossa cidade na prática é geração de empresa, riqueza – para as pessoas e para a sociedade e todos os cidadãos –“, disse Adriano Martins.
A solenidade teve direito a pluralismo político, autoridades, convidados, famílias, empresários de diferentes segmentos do comércio e serviços e surpresa, emoção e homenagens.
Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, destacou a renovação na diretoria sem perder o elo, conhecimento e dedicação dos dirigentes com mais tempo de atuação e em especial a representatividade feminina.
“Representa muito. Nós acompanhamos trabalho da Associação pela universidade, mas também, como pessoa que vive o dia a dia do comércio e vê a evolução, o quanto ela foi importante no momento da pandemia. Foi um divisor de águas. E hoje sinto privilegiada de ser eleita em diretoria por aclamação, fazer parte de um time bem especial, repleto de mulher, que une pessoas mais jovens sênior, com muita leveza e seriedade.”
Secretário eleito para o mandato, o empresário Gilberto Joaquim Zochio é um dos nomes com experiência na direção e no setor. À frente da Hidráulica Paulista há décadas, disse que a Associação mantém foco na modernização e evolução e que isso reflete em melhoria para o comércio.
“A renovação tem sido trienal, une pessoas mais experientes a novos e pensa cada vez mais em tecnologia, fortalecer uma área que é cada vez mais influente na atuação do setor e no desenvolvimento da cidade.”
Ex-presidentes receberam placas de reconhecimento por seu trabalho. Estiveram lá Pedro Pavão (1980 a 1987); Nelson Mora (1988 a 1991); Sérgio Lopes Sobrinho (1997 a 2011); Daniel Alonso (2012); Libânio Victor Nunes de Oliveira (2012 a 2017) e Adriano Luiz Martins (2018 a 2021). O ex-presidente Marcos Santana Rezende (1991 a 1997) não pode participar.
“Minha história com a Acim é motivo de orgulho, honra e satisfação. Estou convencido de que me meu mandato foi um período de modernização, de maior força política e na relação com a cidade e vejo que isso evoluiu muito na entidade, que busca essa renovação, que segue como uma força importante nas decisões da cidade e desejo todo sucesso à nova diretoria, que honra a grande a história da entidade”, disse Pavão.
Dirigentes com décadas de envolvimento e dedicação à entidade, João Gonçalves, Odair Martins e Subhi Khalil foram reconhecidos como presidentes de honra
José Augusto Gomes, superintendente com 45 anos de trabalho na Acim, foi nomeado presidente por mérito no momento surpresa do evento, em medida que é oficialmente o primeiro ato oficial da nova diretoria.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância e influência da Acim em decisões e medidas como a criação do Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico). Lembrou ainda a força da entidade na busca de alternativas e suporte à economia durante os desafios da pandemia, com fechamento do comércio.
O vereador Elio Ajeka, que representou a Câmara, ressaltou a força do comércio e do trabalho voluntário de dirigentes, que deixam suas empresas e famílias para atuar no desenvolvimento da cidade.
Convidado como representante de lideranças políticas e personalidade da cidade, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Abelardo Camarinha lembrou a importância do setor na geração de empregos, no desenvolvimento, arrecadação e crescimento da cidade.
Foram empossados ainda os conselheiros fiscais, conselheiros consultivos e dirigentes de departamentos – a Acim conta com um para Varejo e outro para Serviços -.
Veja na galeria mais imagens da solenidade.