Marília

Marília convoca beneficiários para atualização do Bolsa Família

Marília convoca beneficiários para atualização do Bolsa Família

A Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, convocou beneficiários do Programa Bolsa Família para procedimento de atualização de cadastros com prazo de seis meses para regularização e risco de cancelamento dos benefícios.

O CadÚnico tem 62 mil pessoas cadastradas em Marília, acréscimo de 19 mil beneficiários desde 2018. O setor do CadÚnico fica na avenida Nelson Spielman, nº 1.294 (bairro Palmital), fone (14) 3434-1840.

Conforme a coordenadora do CadÚnico de Marília, Angela Cruz, o objetivo é aperfeiçoar o Programa Bolsa Família e diminuir os riscos de inclusão ou de manutenção indevida da família no programa.
 
“A regra se aplica a famílias beneficiárias e não beneficiárias do Bolsa Família, sendo importante que todas as que fazem parte da composição familiar estejam com o CPF regular na Receita Federal”, explicou.

A comunicação com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família vem sendo realizada através de mensagens no extrato de pagamento dos benefícios, pelo aplicativo do programa e aplicativo da Caixa Tem, sem prejuízo de outras formas de comunicação coordenadas pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. 
 
Caso o usuário tenha dois números de CPF, por exemplo, ou se estiver com o CPF suspenso pela Receita Federal, é necessário que a pendência seja resolvida antes de procurar o CadÚnico. 

A diretora técnica da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads – órgão responsável por Marília e outras 36 cidades da região) Célia Batista de Melo Jorge esclareceu que em dezembro de 2023 as famílias elegíveis e beneficiárias do Bolsa Família, com integrantes com CPF irregular, receberam mensagem para regularizarem a situação.

Agora em janeiro de 2024, essas famílias já sofreram bloqueio de parcela do benefício. E, caso não regularizem a pendência do CPF no CadÚnico em até seis meses, após os bloqueios, terão os benefícios cancelados. Importante ressaltar que as famílias elegíveis com pendência no CPF não podem entrar no programa enquanto a situação não for sanada”, complementou a técnica.
 
Importante ressaltar que as famílias elegíveis com pendência no CPF não poderão entrar no programa enquanto a situação não for corrigida.

“Conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, essa medida visa assegurar que o benefício seja destinado às pessoas que realmente necessitam. Assim, é importante que os beneficiários do programa busquem resolver de imediato as irregularidades no CPF.”