Marília

Nebulização contra dengue começa por ginásio de carnaval; cidade terá 'fumacê'

Nebulização contra dnegue cmeça em Marília em ginásio que receberá bailes – Ramon Barbosa Franco/Divulgação
Nebulização contra dnegue cmeça em Marília em ginásio que receberá bailes – Ramon Barbosa Franco/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde inicia neste sábado trabalho de nebulização de inseticida em áreas de concentração de público como forma de conter avanço da dengue e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O Ginásio Neusa Galetti, que vai abrir atividades de carnaval, é um dos pontos de nebulização, além de escolas na zona norte – região com maior incidência de casos –.

O trabalho atinge também a região em torno da construção do novo Hospital da Mulher e da Criança, ao lado do HC.

A cidade prepara também a retomada do sistema de nebulização com bomba motorizada transportada por um veículo – conhecida como ‘fumacê’ -. O serviço está pactuado com governo do Estado e deve começar nos próximos dias.

“Todos precisam entender que a nebulização mata apenas o mosquito alado, aquele que já está voando. Se não cuidarmos da limpeza de nossas casas e dos locais públicos, de nada vai adiantar, continuarão nascendo novos mosquitos”, explicou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.

Outro trabalho da divisão é o reforço com dez agentes para visitação de residências e terrenos baldios nos bairros Maracá e Trieste, localizados nas proximidades de Nóbrega, na zona Norte.

Conforme informações do Ministério da Saúde, bastam apenas 10 minutos do dia para combater a dengue em casa. Veja a lista de cuidados:

– Garantir que caixas d´água estejam bem fechadas

– Jogar areia nos vasos de planta

– Garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados

– Conferir calhas

– Evitar pneus em locais descobertos

– Não acumular sucata e entulho e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.