Marília

Saúde do Estado vai trazer gabinete a Marília; promete melhorar repasses

Secretário estadual eleuses Paiva durante oficina que lançou projeto em Marília no ano passado – Divulgação
Secretário estadual eleuses Paiva durante oficina que lançou projeto em Marília no ano passado – Divulgação

Marília é a terceira cidade na lista de municípios que vão receber a partir desta terça, dia 20, o programa de Regionalização da Saúde com o Gabinete 3D do governo do Estado.

O projeto promete apresentar oficinas, pactuar procedimentos e otimizar recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista, que destina investimentos adicionais de cerca e R$ 2,8 bilhões anualmente em Santa Casas e entidades filantrópicas.

Deve visitar 12 cidades entre fevereiro e márcio. Começa por Sorocaba, depois Bauru e Marília. Terá a participação do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

“No ano passado, identificamos as principais necessidades de cada cidade e, como resultado, lançamos novas políticas e programas que já foram implementados como a nova Tabela SUS Paulista e o IGM SUS Paulista”, explica o coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem.  

O programa vai visitar também as regionais de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Registro e cidades da Grande São Paulo. 

Lançado em abril de 2023, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da OPAS, o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público.

Prevê ampliação de oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento