Marília

Defesa Civil pede avaliação em alagamentos de Marília; meteorologia prevê mais chuva

Defesa Civil pede avaliação em alagamentos de Marília; meteorologia prevê mais chuva

A coordenação municipal de Defesa Civil em Marília vai pedir atuação conjunta de diferentes serviços municipais para investigar causas e soluções em pontos de inundação, alagamentos e riscos na cidade, especialmente em locais com repetição de problemas.

O trabalho deve envolver análise local nos pontos de maior risco e participação da Secretaria de Obras, Limpeza, Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marilia), além da equipe de Defesa Civil.

Um dos pontos é a formação de uma forte enxurrada que cobre ferrovia e trecho da avenida das Esmeraldas, na zona leste da cidade. A água barrente avança sobre a pista em diireção à avenida Maria Cecilia Alves, sem estruturas suficientes de escoamento. Foi registrada mais uma vez na terça-feira.

Marília registrou também pontos graves d alagamento na rua Mecenas Pinto Bueno, também na região das Esmeraldas, e com grande volume de água também na periferia, como na Vila dos Comerciários, na zona oeste.

A Defesa Civil da cidade recebeu também indicação de pontos de acumulo na Avenida Tiradentes, Brigadeiro Eduardo Gomes, Miguel Aguilar, Pedro de Toledo e República.

O ponto da enxurrada na avenida das Esmeraldas recebe grande volume de ruas em nível mais alto ao lado da ferrovia. A água cobre os trilhos e ganha força no barranco junto à avenida.

Uma preocupação extra é a previsão de chuva continua, com possibilidade de pancadas e trovoadas.

A Defesa Civil do Estado indicou risco de chuvas fortes para até 72 horas, mas grandes serviços de meteorologia mostram que a previsão de chuvas se estende por muitos dias

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta pancadas e riscos de trovoadas em diferentes momentos até domingo.

A plataforma Climatempo prevê chuva também na próxima semana, com tempo quente. As máximas na casa dos 30 graus.

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, em Bauru, diz que a presença de baixas pressões sobre o continente, mantém a condição de instabilidade sobre o estado de São Paulo.

“No período da manhã, céu claro a parcialmente nublado em grande parte do estado paulista, porém, no decorrer da tarde aumentam a nebulosidade e as ocorrências de chuvas com trovoadas isoladas”, diz o órgão.