Marília

Passeata de crianças conscientiza contra dengue em Marília; Saúde atualiza dados

Passeata de crianças conscientiza contra dengue em Marília; Saúde atualiza dados

Estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Edméa Braz Rojo Sola’, no bairro Somenzari, zona Oeste de Marília, realizaram passeata para conscientizar os moradores sobre medidas de prevenção contra proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Segundo o Painel da dengue desenvolvido pelo governo do Estado com atualização diária de dados, Marília registra 1.573 casos positivos da doença em 20224, com índice de contaminação de 661 por grupo de mil habitantes. Tem dóis óbitos confirmados e dois em investigação à espera de exames

A ação fora dos muros da escola é a conclusão de um ciclo de atividades ministradas durante a semana com os mais de 430 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Foram realizadas muitas atividades, utilizando música e a confecção de panfletos e cartazes. Tudo o que foi criado agora é transmitido nas casas desses alunos”, contou a diretora da unidade Denise Oliveira Fontes.

Dentre essas músicas está ‘Zum Zum Zum Zum Zum’, da cantora infantil Yasmin Veríssimo, que aborda a importância de combater a dengue. Trecos da música foram repetidos pelos alunos no caminho.

A passeata contou com os alunos do 3º ano dos períodos matutino e vespertino. Em torno de 90 crianças participaram das ações.

Moradora da região da escola, Marcicleia González recebeu um dos panfletos confeccionados pelos alunos e entregue durante a passeata. “É muito importante, atraí muita a atenção porque criança é alegria. Eu já tive dengue e é muito ruim. Em casa, a gente não deixa água parada, meu marido limpa tudo”, contou.

Outra pessoa que recebeu o material dos alunos foi o ex-jogador Osmar de Azevedo, o Osmar Cambalhota. “Esse trabalho faz com elas levem esse ensinamento para o resto da vida e vão orientar os pais, que muitas vezes não têm tempo, para manter o quintal limpo”, finalizou o atleta.