Marília

Medo da chuva – Prefeitura antecipa fumacê com inseticida contra dengue

Medo da chuva – Prefeitura antecipa fumacê com inseticida contra dengue

A Prefeitura de Marília anunciou a retomada do fumacê contra a dengue em bairros da zona norte com 48 horas de antecedência ao ciclo normal de prazo entre as aplicações do produto com inseticida.

A ação teve início na quarta-feira, dia 21 de fevereiro e o novo ciclo deveria começar nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, após um período de sete dias.

Segundo comunicado oficial, a aplicação foi antecipada “devido a uma possível necessidade de adiamento por causa da chuva e para não perder a janela de sete dias”.

O roteiro segue o mesmo da semana passada: primeiro na região do Prolongamento Palmital, na segunda noite vai à região do Jânio Quadros e termina na área do Figueirinha e bairros próximos. 

Em caso de chuva, o serviço pode ser adiado, já que essas intempéries atrapalham a dispersão do produto e diminuem sua eficácia contra o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da dengue.

“O inseticida precisa permanecer no ar por pelo menos 30 minutos para ser espalhado e atingir a todo o imóvel, matando os mosquitos que tiverem contato com essa névoa. Com a chuva, as partículas do veneno ficam mais pesadas e caem ao chão logo após serem nebulizadas”, explicou a supervisora da Vigilância Ambiental de Marília, Vivian Funai.