Marília

Limpeza tira 103 toneladas de entulho da BR-153 em 2023; maioria ressolagem

Limpeza tira 103 toneladas de entulho da BR-153 em 2023; maioria ressolagem

A coleta de entulho, resíduos e lixo deixados por viajantes e urbanização ao lado da rodovia BR-153 – que inclui longo trecho em Marília – atingiu 103  mil quilos de material recolhido por equipes de limpeza e conservação na estrada em 2023.

A grande maioria do material – 81 toneladas – é formada por restos de ressolagem, técnica de reaproveitamento de pneus com placas que se desgastam e soltam dos veículos.

Além da sujeira e de material agressivo ao ambiente um problema com risco de acidentes e danos. O material geralmente pé encaminhado a serviços para separar borracha e metal e destinar reaproveitamento.

Os números foram divulgados pela Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pela rodovia. Segundo a empresa, o material passa por triagem e encaminhamento a aterros ou cooperativas conveniadas para reciclagem.

Despejar lixo na pista é infração média de trânsito, que prevê multa e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Também é risco para entupimento de vias de escoamento da chuva e criadouros para insetos, como o mosquito da dengue.

Entre o material recolhido estão garrafas pet, ressolagem de pneus que soltam dos veículos, latas de alumínio, papel, papelão, bitucas de cigarro e resíduos orgânicos (restos de comida).