Um aparelho que se assemelha a um celular é o mais novo aliado do Hospital Beneficente Unimar (HBU) para garantir 100% de segurança na dispensação de medicamentos aos pacientes internados.
O equipamento Mobile garante que a medicação prescrita pelo médico seja separada e encaminhada ao usuário. Todo o sistema é informatizado e integrado à farmácia do hospital, garantindo economia e controle de estoque.
A farmacêutica responsável e gerente de suprimentos do HBU, Tânia Kushikawa Shirayshi, destaca que o uso do sistema Móbile trouxe mais agilidade, controle de estoque e, principalmente, segurança do paciente. “O objetivo do sistema é promover a segurança do paciente, reduzindo a zero qualquer risco de descaminho ou dosagem errada da medicação”, ressaltou.
O processo começa com o cadastro dos medicamentos, quando dão entrada na farmácia. Eles recebem um QR Code, que vai ser usado em todo o processo, até chegar ao paciente. Tânia explica que, quando o médico prescreve as medicações, é gerado automaticamente via sistema à prescrição médica na farmácia, onde a farmacêutica realiza a avaliação para liberar no mobile.
Os demais profissionais da farmácia, com os dados do paciente e as solicitações dos medicamentos no aparelho Mobile, fazem a leitura do QR Code e dão início à separação. “O processo é 100% seguro, pois o aparelho só faz a leitura se tudo estiver conforme determinado na prescrição médica”, destacou.
A superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que o uso do sistema Mobile vem ao encontro dos princípios defendidos pela instituição, que é garantir atendimento humanizado e que promove a plena recuperação dos usuários e com erro zero.
“Nós temos uma grande preocupação com as falhas que possam trazer prejuízo ao tratamento dos pacientes atendidos no HBU. Por isso estamos constantemente fazendo capacitações contra acidentes e outras situações que podem gerar risco”, explicou.
Os resultados obtidos até agora com o Mobile apontam que o HBU está no caminho certo e se equipando com o que há de mais moderno na medicina. “O investimento nesse sistema foi significativo e procuramos adotar no Hospital o que há de mais moderno e seguro para nosso público, que é formado por mais de 60% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, garantimos um serviço de excelência para quem mais precisa, que é a população que depende das ações públicas”, apontou.
Artigo detalha processo
O sucesso da implantação do sistema Mobile na farmácia do HBU motivou um artigo encaminhado e publicado no Opuspac University, uma plataforma que publica conteúdos relacionados ao setor farmacêutico hospitalar. O texto tem o título “Avanços na Farmácia Hospitalar: Otimização de custos e processo por meio da tecnologia dispositivo móvel (Mobile)”.
A publicação é assinada por Tânia Yuriko Kushikawa Shirayshi, Elaine da Silva Matsumoto Cândido, Milena Yumi Silvério Shirayshi, Washington Luis Garcia, Carlos Henrique Bertoni Reis e Maria de Fátima Silva Romão e está disponível para leitura no link oficial – aqui -.
Ao acessar o conteúdo, o internauta estará ajudando o hospital a concorrer a outro equipamento similar, que vai otimizar ainda mais o atendimento aos pacientes. Ajude o HBU a vencer mais essa batalha.