Marília

Estado aponta Dengue Tipo 2 na região de Marília; lista sete mortes na cidade

Estado aponta Dengue Tipo 2 na região de Marília; lista sete mortes na cidade

O Painel da Dengue produzido pelo Governo do Estado de São Paulo revela que a região do Grupo de Vigilância epidemiológica com sede em Marília já registra circulação do vírus tipo 2 da dengue.

Na maior parte do período de enfrentamento desde que a cidade declarou emergência por epidemia da doença, apenas o tipo 1, com maior rede de imunidade entre o público, estava em circulação.

O relatório não aponta estatísticas sobre eventuais casos mais graves em função do circulação do tipo 2. A preocupação é que mesmo pacientes que já contraíram o tipo 2 sejam atingidos por formas mais agressivas da doença.

A informação reforça apelo para cuidados no controle de proliferação do mosquito Aedes aegypti, uso de repelente e cuidados.

Além da informação sobre tipo 2, o Painel do Estado tirou da lista de casos suspeitos e reconheceu como óbito decorrente da dengue a morte de uma mulher de 52 anos no dia 27 de fevereiro em Marília.

A medida eleva para sete o número de óbitos listados pelo governo estadual. A Secretaria Municipal de Saúde não reconhece dois destes casos, ambos ocorridos em janeiro: o de uma adolescente com 14 anos, que faleceu em jaú após mostrar sintomas da doença em Bariri, e o de uma mulher c om idade entre 20 e 34 anos.

A nova inclusão nas estatísticas do Estado já estava na relação da prefeitura, que considera oficialmente cinco óbitos na cidade.

A paciente teve os primeiros sintomas de dengue em 10 de fevereiro de 2024. Houve evolução com complicações da doença chamada Síndrome de Guillain Barré. Passou por atendimento público e privado da rede de saúde e faleceu em 27 de fevereiro de 2024.

O painel do Estado aponta ainda 3.631 casos da doença confirmados em Marília até o dia 28 de março. Na área do Grupo de Vigilância Epidemiológica  são relatados 4.778 casos confirmados e apenas Marília confirmou mortes.