Marília

Artistas e Cultura avançam em produções com Lei Paulo Gustavo em Marília; veja projetos

Artistas e Cultura avançam em produções com Lei Paulo Gustavo em Marília; veja projetos

Artistas responsáveis por projetos aprovados no edital de repasses de recursos pela Lei Paulo Gustavo, do governo federal, começaram a assinar contratos para desenvolvimento dos trabalhos em Marília.

A assinatura e liberação de alguns projetos circularam em redes sociais de alguns dos artistas com propostas para audiovisual, teatro, ciclo de leitura, performance, roteiro e arte-fotografia.

O edital vai levar todos os projetos ao público e criar rede de apresentações e eventos que vão atender a comunidade, incentivar artistas e profissionais em diversas áreas envolvidas na produção e estimular talentos locais.

Veja abaixo detalhes de projetos aprovados

ESPETÁCULO INFANTIL A FAMILIA FANTASMADOWNICA
Montagem de uma adaptação do icônico texto’ Pluft, o fantasminha’, de Maria Clara Machado, realizada pelo Grupo de Teatro Downs entre amigos. 

Gente tem medo de fantasma?  Fantasmas tem medo de gente? E se os fantasmas forem pessoas com síndrome de down? Reflexão proposta pela Casa Bonfim Arte e Cultura sobre a inclusão e pertencimento com coordenação do ator e diretor Calu Monteiro.

FILME A FAMÍLIA FANTASMADOWNICA
A peça de mesmo nome vai virar um filme, adaptando o roteiro do espetáculo para o audiovisual, a intenção é perpetuar este trabalho.

CURTA-METRAGEM A JORNADA DO LOUCO
Produção integrada da Casa Bonfim Arte e Cultura e da Lux Arte e Produções e parceiros do audiovisual como Raissa Guinda e Daiana Crepaldi.

Mostra a jornada do Louco do Tarô Mitológico, mesclando a estética do carnaval de rua brasileiro e os conceitos do Cinema mudo.  Pesquisa, criação, produção e muito desejo de construir arte em Marília.

ESPETÁCULO O CASAMENTO DE CATARINA
Tragicomédia popular realizada pela Nua&Crua Cia de Teatro com tema urgente: a violência contra a mulher e apresenta esta reflexão através da intersecção entre a literatura de cordel e os conceitos do teatro de Bertolt Brecht.  Riso, choro, drama e comédia para provocar reflexão, desenvolvido pela atriz, produtora cultura e professora Helena Venturini.

CICLO DE LEITURA DRAMÁTICAS: FEDERICO GARCIA LORCA:
O Grupo Leitores da Balbúrdia, em parceria com a Nua&Crua Cia de teatro realizarão um ciclo de leituras dramáticas de três textos importantes do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca. O Diferencial deste projeto é o atendimento especial a pessoas com deficiência visual e baixa visão.

O CIRCO DESMONTADO e DRAG QUEEN SERENA E SUAS TRANFORMAÇÕES
São dois projetos apresentados pela Lux Arte e Produções, da arte educadora Carol Montoro, aprovados no edital na linha de multilinguagen. O primeiro mostra a produção de um espetáculo de circo com a linguagem da palhaçaria, que será apresentado em escolas públicas com uma linda homenagem à arte circense e a vida de dois palhaços destemidos. 

O segundo projeto é uma performance que valoriza a arte drag e a diversidade de gênero. Este projeto será apresentado pelo artista Marcelo Ortega em sua persona Serena.

EU EXISTO, UM OLHAR SOBRE A REALIDADE MARILIENSE
Desenvolvimento de Projeto Audiovisual de Raissa Guinda para montagem de roteiro documental para longa-metragem.  Aborda a realidade e as faltas de oportunidades vivenciadas por mulheres transexuais e travestis aqui em Marília.

“ECOS DO ESQUECIMENTO: JORNADA PELO ABANDONO ER VAZIO
Desenvolvido pela artista fotografa Daiana Crepaldi, o projeto mergulhará nas paisagens silenciosas e desoladas em espaços abandonados na cidade.