Marília

Lesões e distúrbios no trabalho crescem em Marília; MPT incentiva prevenção

Lesões e distúrbios no trabalho crescem em Marília; MPT incentiva prevenção

O número de lesões por esforços repetitivos e disturbios físicos provocados pelo trabalho subiu em Marília em comparação com o ano passado, segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde.

Até o dia 23 de março a cidade somou casos com lesões por esforços repetitivos. Na 12ª semana de controle epidemiológico de 2023, com dados até dia 25 de março daquele ano, haviam sido registrados oito casos. Aumento superior a 50%.

O relatório mostra ainda aumento no volume de acidentes graves – 254 neste ano contra 220 do ano anterior – e das exposições a material biológico – 60 delas em 2024 contra 55 em 2023-. 

Nos dois relatórios aparecem três casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho oficial notificados. Identificar as situações de adoecimento é uma das metas de uma campanha do Ministério Público do Trabalho.

Com o slogan Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir, a iniciativa busca esclarecer a sociedade sobre a importância da cultura de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e da notificação de casos para a criação de políticas públicas com foco na saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Também no mês de abril, serão divulgados dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) com informações atualizadas até dezembro de 2023.

Lançada pelo MPT e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2015, a ferramenta reúne dados públicos e tecnologia livre para auxiliar a formulação de políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O MPT na 15ª Região atua em 599 municípios do interior de São Paulo e litoral norte paulista, com sede administrativa nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Marília não tem unidade do órgão.

Em 2023, o órgão recebeu 3.397 denúncias relacionadas a irregularidades relacionadas à saúde e segurança do trabalho, um crescimento de 65% no número de denúncias recebidas em 2022 (um total de 2.057 denúncias).