Marília

Imposto Solidário – Veja como repassar imposto de renda para entidades

Imposto Solidário – Veja como repassar imposto de renda para entidades

Pessoas físicas e jurídicas podem usar o período de declaração do imposto de renda para encaminhar doações a entidades de atendimento a crianças e adolescentes ou idosos da cidade.

A lista de instituições a serem beneficiadas incluem nomes de serviços tradicionais, como casas de abrigo, a Santa Casa, Projeto Semear, Amor de Criança e outros.

As pessoas físicas devem fazer declaração completa e destinar até 3% do imposto devido. O sistema de declaração calcula, na hora, o valor máximo que o contribuinte pode doar.

Acesse “Doações diretamente na declaração” e identifique o tipo de fundo que pretende atender – crianças ou idosos – . O sistem,a irá gerar uma guia de recolhimento.

Se você contribuiu para o ECA, Fundos do Idoso, Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual ou Incentivo ao Desporto no último ano, suas doações podem ser deduzidas do “imposto a pagar” neste ano, desde que você opte pelo modelo completo de tributação. Essa dedução pode chegar a até 6% do “imposto devido”

Os recursos são depositados em nome dos dois fundos municipais e depois transferidos para as entidades com divulgação pública dos valores de repasse. O contribuinte pode também comunicar à entidade que fez a doação, para acompanhamento.