Uma sessão solene na Câmara de Marília celebrou na noite da sexta-feira uma conquista da Unimar (Universidade de Marília) que é também da cidade e de muitos profissionais em carreiras jurídicas: os 25 anos do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade).
Além de ser responsável pela produção de pesquisa, ciência e conhecimento em Direito, o programa que oferece cursos nota máxima na Capes e um pioneiro Doutorado em Direito, é também responsável pela atração de juristas, grandes debates, ideias e promoção da cidade.
A solenidade, convocada a partir de uma iniciativa da vereadora Daniela D’Avila Alves, a professora Daniela, levou para a Câmara dirigentes da Unimar, professores, pesquisadores, ex-alunos e profissionais de Direito que celebram a importância dos cursos.
Apresentou ainda um vídeo institucional com os principais temas desta história que mudou o cenário da produção de pesquisa jurídica na cidade e atingiu diferentes estados do Brasil e profissionais no exterior.
O vídeo começa com uma mensagem do reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, idealizador do projeto. Uma ideia que começou em 1997, quando “foi plantada uma semente”, segundo o pró-reitor Acadêmico da Unimar, José Roberto Marques de Castro.
A professora Jussara Borges, doutora pela PUC-SP que acompanhou todo o projeto de criação e reconhecimento do curso lembrou os desafios da implantação e uma atuação decisiva para isso: a determinação da vice-reitora da Unimar, professora Regina Losasso Ottaiano Serva, junto à comissão de aprovação da Capes.
Em pronunciamento na tribuna, destacou a superação dos desafios e o respeito conquistado pelo curso. Lembrou que a Unimar não parou um dia durante a pandemia de Covid e só evoluiu em inovação.
“O melhor começa aqui e agora, com a Unimar reconhecida por desenvolver e manter um dos melhores programas de pós-graduação do país”, disse.
O coordenador do PPGD, professor e doutor Jonathan Barros Vita, destacou a evolução, a nota 4 para o curso em 2012, a conquista do Doutorado e a nota 5 em 2022 para reconhecer a qualidade dos cursos.
“O Programa tem papel destaque além da pontuação máxima na Capes, que está nos egressos no Brasil e no mundo e que está no que essa ciência jurídica que o programa produz e modifica vidas”, disse a pró-reitora de Pós-Graduação e de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.
Um programa que trouxe para a cidade ministros do STF, juristas, procuradores, pesquisadores com publicações de muita repercussão e que também revelou grandes teses, como a da reforma na previdência pelo pesquisador Bruno Bianco Leal, mariliense que depois seria Advogado-Geral da União e coordenador do programa de reforma da previdência no país.
A vereadora Daniela Alves ressaltou a importância da pesquisa, que nasce com perguntas e apresenta soluções e que a Unimar tem sido um centro de produção em conhecimento não só em Direito mas em diferentes áreas de impacto social e econômico na cidade.
O vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, representou o prefeito Daniel Alonso no evento e disse que o programa é bom para Marília e para o Brasil e reforça o trabalho da Unimar pelo crescimento da cidade.
Receba as principais notícias no whatsapp do Giro – CLIQUE AQUI