Marília

Investir, planejar, ter propósito – Consultora de Marília chega a revista nacional com orientação a microempresas

Investir, planejar, ter propósito – Consultora de Marília chega a revista nacional com orientação a microempresas

Adriana Ciriello Montoro, consultora que saiu de Marília para evoluir na carreira com o Sebrae na capital paulista, chegou a uma publicação nacional, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, com temas sensíveis para empresários, inclusive a hora de desistir.

A consultora comemora 25 anos de atuação no Sebrae, 23 dos quais na agência de Marília, Guarda com dedicação informação de muitas histórias que ajudou a criar e recriar por empreendedores da cidade e região.

Capa da edição com a entrevista de Adriana Montoro sobre o momento de desistir de um negócio

Chegou à revista por uma recomendação da direção do Sebrae sobre nome para a entrevista. O tema era delicado: a hora de desistir de um modelo de negócio que não avança. “Procrastinar só piora a situação. Além do que você já perdeu, pode perder mais.”

Formada em Administração no Univem, com especializações na Unesp, na Federal do Paraná e em cursos do Sebrae, Adriana também foi professora na Fundação Bradesco por sete anos. Hoje atua na regional Leste do Sebrae em São Paulo.

Participação em congresso de empreendedorismo. Divulgar conhecimento é uma paixão

“Eu gosto muito de ensinar. E o Sebrae tem muito disso. Tem essa missão e é a minha também. Nessa trajetória em Marília tenho legado que tenho até hoje. Não é só orientar em questões técnicas, é acolhimento”, explica.

Adriana lembra que tanto em novos negócios quanto em momentos de dificuldades os empresários chegam para consultoria com ansiedade, medos e insegurança que precisam ser atendidos.

Destaca que vários fatores podem levar um modelo de negócios ao estrangulamento, que vão de gestão a questões externas e de mercado. Desistir no momento certo pode reduzir em muito o impacto e facilitar nas novas iniciativas.

Com a equipe no Sebrae: foco no planejamento e gestão

A consultora diz que alguns estudos mostram que nível de mortalidade de empresas melhorou mas que os erros que levam ao fechamento continuam os mesmos e começam com uma falha básica: falta de planejamento na gestão.

Pensar etapas, atuar de forma preventiva aos problemas, pensar na rede de apoio em volta do negócio – fornecedores, consumidores, colaboradores, logística, tecnologia – são algumas tarefas importantes.

Encontro com o empresário João Adib Marques, CEO do grupo Cimed de produtos farmacêuticos

“É preciso pensar muito em temas como oportunidades e ameaças. E nessa linha eu gosto também de uma palavra que é propósito. Oportunidade com propósito, A vontade, o que eu quero, o que eu amo, o que me faz sentir bem, o que me realiza”, explica.

Em sua conta do instagram, a consultora apresenta link para conteúdo da revista e mais dicas a microempresas – aqui