Marília

Cirurgia inovadora em Marília implanta prótese de disco na coluna cervical

Cirurgia inovadora em Marília implanta prótese de disco na coluna cervical

Uma cirurgia inovadora em Marília trouxe para a cidade o método de artroplastia de disco cervical, procedimento em que uma prótese d disco é implantada para corrigir problemas na coluna.

O procedimento foi executado pelo médico ortopedista Gualter Maldonado de Azevedo com participação do ortopedista César Douglas na Santa Casa da cidade. A paciente é uma mulher com diagnóstico de mielopatia espondilótica, doença que gera o desgaste do disco intervertebral.

O disco age como amortecedor e permite os movimentos da coluna. Quando ocorre o desgaste, surgem problemas como a hérnia de disco e os osteófitos, os famosos ‘bicos de papagaio’.

“Isso comprime a medula espinhal, que é o nervo principal do corpo e que liga o cérebro com o resto do corpo. Conforme este nervo é machucado, o paciente começa a sentir dores, anestesiamento e formigamento, além de fraquezas nos braços e nas pernas”, explica o ortopedista. O quadro pode ser agravado e alguns casos mais graves ser irreversível, com perda de mobilidade.

Na cirurgia clássica, após a descompressão da coluna é feita a fixação daquele disco que estava doente, conhecida como artrodese, e o disco perde o movimento. A nova cirurgia permitiu uma abordagem híbrida para situação com problemas em dois discos.

“Em um nível fizemos artrodese clássica e no outro, uma artroplastia de disco vertebral, que tem por objetivo manter o movimento natural. É um procedimento de última geração, que nunca havia sido feito na região.”