O Estado de São Paulo divulgou nesta sexta-feira lista de 149 atletas que integram o Time SP Paralímpico 2024 com cinco atletas em atuação pela Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos).
Foram chamados Daniel Martins, Jenifer Azevedo e Gustavo Dias, no atletismo; e Alana Maldonado e Rebeca Souza e Silva, no Judô; Alana e Rebeca treinam foram de Marília junto ao comanda da seleção brasileira mas seguem vinculadas À Amei.
A lista completa tem 52 novos nomes de elite e alto rendimento e 97 que já eram membras e seguem como representantes.
Fundado em 2011 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Time SP começou com 21 atletas.
“É com grande satisfação que celebramos o avanço e o impacto significativo do Time SP desde sua fundação em 2011. O projeto é um dos pilares essenciais do esporte paralímpico em São Paulo e se consagrou como uma poderosa ferramenta de transformação”, destaca o secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Neste ano, o Time São Paulo é composto por atletas de 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, goalball, halterofilismo, judô, natação, esportes na neve, remo, taekwondo, tênis de mesa, triatlo e voleibol sentado.
Os objetivos estabelecidos para esses atletas são ambiciosos: conquistar 15 medalhas em Campeonatos Mundiais e 30 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris, além de classificar 35 atletas entre os quatro primeiros no ranking mundial em suas respectivas modalidades.
Mizael Conrado, presidente do CPB, enfatiza a importância do Time São Paulo: “É um projeto vital que não apenas busca o alto rendimento, mas também investe na próxima geração de atletas, assegurando a continuidade e o sucesso futuro nas competições paralímpicas.”