Marília

Rota das Capelas avança em estrutura e terá novo evento de pedal; trajeto de 100km

Trecho da rota ao lado do ‘Dedo de Deus’, em Ocauçu
Trecho da rota ao lado do ‘Dedo de Deus’, em Ocauçu

A Rota das Capelas, uma trilha de turismo que une Marília e Ocauçu em 100km de trajeto, ganhou mais sinalização, cuidados com o trecho e incentivo à presença do público. Vai ganhar também o segundo grande evento de ciclismo no roteiro.

No dia 30 de maio cicloturistas de diferentes cidades, grupos de pedal e equipes de apoio participam de encontro parta fazer o trajeto que começa na Igreja São Bento, em Marília, passa por igrejas na zona rural e urbana de Ocauçu e termina no Mosteiro de Avencas.

Além da distância, o trajeto envolve altimetria de 1.800 metros, subidas e ladeiras em estrada de terra e ao final de tudo mais 10km entre o mosteiro e o ponto de partida em Marília.

Mas no caminho entrega belas paisagens da zona rural, percorre diferentes bairros, passa por feira e pontos de serviços e visita as capelas.

Algumas são especiais, como a de Nossa Senhora Auxiliadora, na serra de Ocauçu, ao lado da pedra conhecida como ‘Dedo de Deus’.

As inscrições para participação oficial no roteiro serão feitas até dia 20 de março pela internet, com taxa de R$ 30, mas dão direito a alguns serviços de apoio como pontos de hidratação, seguro e um café da manhã em Ocauçu

Fernanda Campos, secretária de Turismo em Ocauçu, com material de sinalização para rota das capelas

A cidade vizinha a Marília investiu mais no roteiro. Além de inaugurar modelo de investimento em turismo, integrou a rota a projetos de produtores rurais e de artesanato para estimular a feira, além da formação de serviços, comércio, gastronomia e mais formas de receber os ciclistas.

O trânsito estará aberto para os veículos e cabendo ao atleta ter cuidado e sempre transitar pela direita. A previsão para percorrer o trecho é de oito a 12 horas. As inscrições serão feitas pelo site oficial – acesse aqui – 

O projeto foi desenvolvido no programa da Rota Turística Alto Cafezal, que integra cidades da região para desenvolvimento do setor.

A rota envolve turismo religioso, esportivo e histórico pelos pontos tradicionais nas duas cidades.