Marília

Furto paralisa captação de água, afeta vários bairros e Daem acusa sabotagem

Furto paralisa captação de água, afeta vários bairros e Daem acusa sabotagem

O furto de equipamentos para regulação de tensão elétrica na rede que atende a captação de água no Rio do peixe, em Marília, paralisou o serviço e diversos bairros devem sofrer com falta de água nesta segunda.

A retirada dos equipamentos aconteceu na noite do domingo e foi tratada pelo Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) como caso de sabotagem.

Segundo comunicado da prefeitura, a parada do sistema de modo abrupto e não programado acabou gerando outros graves problemas, como o rompimento da adutora que encaminha água para a cidade de Marília.

A instalação dos novos retificadores, que são os equipamentos de regulação, deve ser concluída ainda nesta segunda. O Daem prevê concluir reparo na rede também nesta tarde. A paralisação do sistema Peixe vai afetar moradores no centro, e nas zonas leste, norte e sul.

A Prefeitura anunciou ainda um pedido de investigação em função da suspeita de sabotagem.

“Os ladrões que realizaram este furto demonstraram ter amplos conhecimentos técnicos e utilizaram equipamentos apropriados para operação em rede de sistema de alta tensão”, diz o comunicado.

O documento cita ainda localização do retificador – em local totalmente isolado na área rural, imediações da Fundação Casa – como motivo para suspeita de sabotagem.

A administração pede compreensão dos moradores e uso consciente de água até a regularização do abastecimento.