Marília

Pedágios de SP têm um bilhão de veículos em 2023; metas contra acidentes falham

praça de pedágio em rodovia paulista: movimento em alta- Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
praça de pedágio em rodovia paulista: movimento em alta- Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Um relatório de administração com dados contábeis e de gestão da Artesp, a agência reguladora de transportes responsável por concessões de rodovias no Estado, mostra que as 176 Praças de Pedágio em operação nas rodovias que atuam em sistema de concessão receberam pouco mais de 1 bilhão de passagens de veículos em, 2023.

O relatório não apresenta comparação com anos anteriores mas mostra que o volume de passagens representa aproximadamente 14% de todas as passagens registradas desde o início do Programa de Concessões, lançado em 1998, que atingiu 7,145 bilhões de passagens.

O documento mostra ainda que aproximadamente 74% dos veículos que passam pelo sistema usam modelo automático de pagamento e 30% passam pelas cabines. Entre 1 bilhão de passagens, pouco mais de seis milhões foram de veículos que não pagam.

A Artesp mostrou ainda que durante o ano passado foram tratados aproximadamente 40 processos sobre desequilíbrios econômico-financeiro dos contratos com as concessionárias.

ACIDENTES

O documento mostra ainda que o volume nos pedágios é intenso mas não foi possível cumprir as metas de redução em casos com mortes e feridos nas rodovias.

As metas, definidas a partir dos dados de 2020, foram estabelecidas com máximo de 483 mortes nas rodovias e o número ficou maior que o dobro disso: 1.101 mortes. Previa máximo de 13.763 feridos em 2023, as rodovias registraram 20.921 feridos.

Apesar disso, a Artesp diz que “não representa um retrocesso nas ações de redução de vítimas em acidentes de trânsito”. Cita aumento no tamanho do sistema, que ganhou 1.889km – com dados desde 2017 –.

Justifica ainda que nos primeiros anos de concessão de cada sistema a obrigação contratual se refere basicamente aos serviços dos Programas Iniciais como revitalização de sinalização, operação “tapa buraco”, poda do revestimento vegetal etc.

QUEIXAS

Outra dado significativo do relatório é o balanço de atendimentos da Ouvidoria. Foram 5.748 chamadas, das quais 5.402com reclamações contra os serviços, 33 denúncias, 253 pedidos de informação, 43 sugestões e apenas 14 elogios.