Duas carretas carregadas de doações de moradores já deixaram Marília em direção ao Rio Grande do Sul para levar especialmente água, produtos de higiene e limpeza, além de alimentos e outras entregas coletadas em ação voluntária de empresas.
Mais duas foram carregadas, uma está em coleta e a sexta já foi anunciada. Os números tratam de doações da população e transportes pela empresa AJBorges, que deixa os veículos na avenida Sanches Cibantos, ao lado do Confiança, para entrega de alimentos.
A Transportadora Aranão disponibilização de carretas para entregas e ponto de coletas na sede da rádio Itaipu, na rua Carlos Artêncio. Doações podem ser entregues tmabém nos correios e no Poupatempo.
A terceira carreta já preparada com água, leite, cestas básicas e roupas seguirá ao CTG “Sentinela da Querência” de Camobi, distrito de Santa Maria. A quarta carreta foi lotada na manhã da terça-feira e a previsão é que mais uma seja fechada ainda hoje. Haverá a sexta carreta.
“A carga sai lacrada daqui e só será aberta lá no Sul com nossa autorização”, afirmou o diretor da transportadora, Roberto Cardoso Borges.
A atuação com os grupos permite atendimento a cidades com demandas além da capital, Porto Alegre, que atrai atenção pelo impacto dos danos.
Ruas cobertas de água, serviços parados, moradores desabrigados, residências sem luz, água ou transporte, crise no abastecimento são alguns dos problemas relatados.
Dados oficiais indicam cem mortes, 128 desaparecidos e 1.443.950 gaúchos impactados em 401 municípios. Os resgates mobilizam voluntários e forças públicas.
A jornalista Raquel Wainstein, colaboradora no Giro Marília e moradora em Porto Alegre, é voluntária em algumas ações e divulgou vídeos sobre o atendimento. Veja abaixo