Marília

Começa em Marília campanha de vacinação contra paralisia infantil

Começa em Marília campanha de vacinação contra paralisia infantil

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) começa nesta segunda-feira com atendimento até 17h em todas as unidades de saúde e até 22h na unidade do Novo Marília.

A vacinação será feita até 14 de junho para atender crianças com idades entre um e menos de cinco anos.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.  

Ligia Nerger, diretora de Imunização da SES, a estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil – a doença foi eliminada no Brasil desde 1994 -.

“A poliomielite traz complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe.”

A expectativa é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade. Nos anos anteriores, a cobertura vacinal em todo o estado foi de 77,13%.

Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.