Esportes

Brasileirão será retomado no sábado (01.06)

Brasileirão será retomado no sábado (01.06)


O Brasileirão será retomado a partir do próximo sábado (01.06), conforme decisão unânime dos 20 clubes que compõem o Conselho Técnico Extraordinário da competição. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (27), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A retomada se dará a partir da 7ª rodada, que será disputada na data originalmente reservada para a 9ª rodada, preservando assim o planejamento técnico da tabela.

Flexibilização do mando de campo

Com a decisão, o Brasileirão será encerrado no dia 8 de dezembro, conforme previsto no início da temporada. Durante a reunião, os integrantes do conselho acordaram que os clubes gaúchos poderão inverter o mando de campo no primeiro turno, desde que haja aprovação dos adversários. Essa medida visa minimizar os impactos das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

“Foi uma reunião de alto nível, muito produtiva e contamos com a decisão unânime dos clubes. Gostaria também de mais uma vez prestar solidariedade aos clubes gaúchos e todo o povo do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Os presidentes dos três clubes gaúchos expressaram satisfação com as decisões tomadas. Alexandre Barcellos, presidente do Internacional, destacou a importância dos acordos para a segurança e previsibilidade de trabalho:

“Conseguimos consensuar decisões que envolvem o restante do campeonato, o calendário, o apoio da CBF, e, principalmente, os clubes do Rio Grande do Sul, que sofrem hoje com essa catástrofe climática. Esses acordos nos dão uma segurança e uma previsibilidade de trabalho”, disse o presidente do Internacional, Alexandre Barcellos.

“Foi uma reunião muito positiva, acabou nos ajudando com relação ao formato da tabela. Os encaixes ficaram bons”, contou o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio.

“A gente fica feliz também que a grande maioria dos clubes entenderam a situação que estamos passando no Rio Grande do Sul. Tomamos algumas medidas paliativas pra gente retomar e minimizar o desequilíbrio”, disse o presidente do Grêmio, Alberto Guerra.

Suspensão e reprogramação

O Brasileirão Betano Série A foi suspenso no dia 15 de setembro por duas rodadas, a pedido de 16 clubes, devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Desde o início do mês, os três clubes gaúchos (Grêmio, Internacional e Juventude) tiveram suas partidas suspensas por causa dos eventos climáticos severos no Estado. Na semana passada, a CBF reprogramou as 7ª, 8ª e 9ª rodadas para ajustar o calendário.

A retomada do Brasileirão Betano promete trazer de volta a emoção e a competitividade da principal competição de futebol do país, agora com medidas que buscam equilibrar as condições para todos os clubes participantes.

Fonte: Esportes