Marília

Marília e Vera Cruz terão missas e ruas enfeitadas para Corpus Christi, doe alimentos

Marília e Vera Cruz terão missas e ruas enfeitadas para Corpus Christi, doe alimentos

Procissões, ruas enfeitadas e missas em Marília e em Vera Cruz vão atrair fiéis, arrecadar alimentos e ganhar as ruas para o Corpus Christi, dia dedicado à eucaristia na Igreja Católica.

Em Marília a celebração mais uma vez terá união de paróquias e missa campal em frente à Basílica de São Bento, no centro da cidade.

Com o tema Peregrinos da Esperança, a solenidade tem início marcado para 16h da quinta-feira e haverá arrecadação de alimentos não perecíveis.

Os produtos serão entregues a famílias em situações de vulnerabilidade acolhidas por paróquias em todas as regiões da cidade conforme definição das igrejas em cada comunidade.

Após a celebração haverá uma procissão até as escadarias do Santuário Nossa Senhora da Glória, na avenida Sampaio Vidal para benção do Santíssimo.

As ruas no trajeto serão enfeitadas com ‘tapetes’ produzidos pela comunidade com imagens que destacam a relevância do sacramento da eucaristia.

A Diocese de Marília diulgou um vídeo convite para a celebração. Veja abaixo

VERA CRUZ

Em Vera Cruz a celebração repete uma tradição de 87 anos, iniciada em 1937, com procissão, ruas enfeitadas com tapetes produzidos pela comunidade e missa no Santuário do Sagrado Coração, a partir das 15h.

Ao longo dos seis quarteirões são montados tapetes de forma artesanal, utilizando materiais como serragem de variadas cores, pó de xadrez, cal, areia e outros materiais nos desenhos confeccionados nas esquinas. O material é fornecido pela Prefeitura de Vera Cruz.

No dia, a comunidade começa a decoração por volta das 06h00, num trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para visitação perto das 11h00.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.