Marília

Defesa Civil do Estado lança Plano de Contingência para estiagem em Marília

Defesa Civil do Estado lança Plano de Contingência para estiagem em Marília

O secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo divulgou nesta quarta-feira o Plano de Contingência para enfrentamento ao período de estiagem na região de Marília.

O objetivo é aperfeiçoar as ações das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil e minimizar efeitos da estiagem no âmbito da Região de Marília.

A proposta é adotar medidas antecipadas à deflagração de focos de incêndios em coberturas vegetais, bem como as destinadas à promoção e a recuperação da saúde da população.

Esse controle será feito a partir do acompanhamento dos índices de Umidade Relativa do Ar em todas as cidades atingidas.

A lista inclui Assis, Bastos, Bernardino de Campos, Cândido Mota, Echaporã, Florínia, Garça, Herculândia, Ibirarema, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo.

O plano vai ficar em vigor entre os dias 1º de junho a 30 de setembro e pode ser prorrogado se as condições técnicas apontarem indícios de riscos à comunidade.

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil da Região Administrativa de Marília vai centralizar coleta dos dados da Umidade Relativa do Ar, que será base para os níveis de implantação do plano.

Varia de observação a emergência para a possibilidade de ocorrências de incêndios em coberturas vegetais e danos à saúde. O nível maior é atingido quando a umidade relativa ficar abaixo de 12%.

O plano inclui também a previsão de que o Corpo de Bombeiros da região de Marília apoie processo de capacitação dos agentes de proteção e defesa civil.

Em abril a Defesa Civil do Estado já havia divulgado previsão de estiagem forte para a região, agravada por temperaturas máximas acima da média do período.