O Ministério dos Transportes faz nesta quarta-feira, dia 5, a apresentação formal do sexto aditivo ao contrato de concessão com mudanças no caderno de obrigações e novos investimentos a serem feitos pela Rumo Logística na malha Paulista de ferrovias, que inclui o trecho de Marília.
A assinatura do aditivo já havia sido anunciada pela Rumo em comunicado aos acionistas no dia 28 de maio e prevê R$ 1,17 bilhão em investimentos para reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Segundo a Rumo, R$ 500 milhões serão convertidos em investimentos na sua malha ferroviária e o restante será pago em quatro parcelas anuais de R$ 167,5 milhões.
Ajuste no Caderno de Obrigações vai definir o ajuste nas obras e investimentos a serem executados na malha. Já os pagamentos anuais serão feitos diretamente ao governo com correção.
A Malha Paulista de ferrovias envolve pouco mais de 4.100km em diferentes ramais e padrões de estradas de ferro no Estado. Marília está inserida no ramal Bauru-Panorama, um trecho de ferrovias com 341km, totalmente desativado no momento.
Além de deterioração da estrutura, o ramal enfrente ocupações e invasões à área da Rumo que podem se tornar obstáculos à retomada de serviços.
A retomada de ferrovia na cidade e região pode envolver abertura de novos canais para escoamento comercial, especialmente para agronegócio e grandes máquinas, sem previsão de linhas para transporte de passageiros.