O Ambulatório de Tratamento do Tabagismo instalado na Santa Casa de Marília fez dois dias de divulgação e contatos para incentivar profissionais da saúde a aderir aos procedimentos e deixar de fumar.
Folhetos informativos foram entregues para enfatizar malefícios do tabaco e a importância de se tomar uma decisão impactante e extremamente positiva para a saúde: parar de fumar.
O Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília existe há 18 anos e neste período, já realizou mais de 25.800 atendimentos, sendo que, cerca de 60% das pessoas que procuraram pelo atendimento pararam de fumar.
Coordenadora do serviço, a enfermeira Silvia Ferraz, destacou que os encaminhamentos de pacientes é feito por unidades da rede básica, do hospital e outras portas de entrada do SUS. E tudo começa com opção do fumante.
“Sabemos que parar de fumar depende muito da vontade da pessoa. A partir desta manifestação e procura, iniciamos o tratamento”.
O serviço envolve abordagem individual, consulta médica, fornecimento de medicamento antidepressivo e ansiolítico (Bupropiona) e de adesivos de nicotina para evitar as crises de abstinência.
Além disso, terapias em grupo são desenvolvidos pela equipe multiprofissional do ambulatório para combater a recaída.
Além desta ação específica no hospital, a Santa Casa de Marília participou de eventos em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e Unesp (Universidade Estadual Paulista).