Marília

Pró-reitora da Unimar inspira acadêmicos em participação no 'Papo com Egresso'

Fernanda Mesquita serva, pró-reitora de Pós-Graduação da Unimar, durante pprojeto Papo com Egresso – Divulgação
Fernanda Mesquita serva, pró-reitora de Pós-Graduação da Unimar, durante pprojeto Papo com Egresso – Divulgação

O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) promoveu nova edição do projeto “Papo com Egresso” e contou com a presença da pró-reitora de pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, hoje mestra e doutora.

O evento busca integrar e inspirar os acadêmicos do primeiro ano por meio das histórias de sucesso de ex-alunos. A edição especial também marcou o início das comemorações dos 35 anos do curso.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Francis Marília Pádua,  foi uma noite histórica. “Estamos muito felizes por receber a nossa egressa, a Fernanda Mesquita Serva, em uma noite em que os acadêmicos do primeiro ano estão acompanhados de seus pais, assim, iniciando as comemorações dos 35 anos do curso”, celebra.

Ainda segundo a coordenadora, o projeto “Papo com Egressos” tem como objetivo apresentar aos acadêmicos as trajetórias dos ex-alunos, permitindo que conheçam os caminhos trilhados para alcançar o sucesso profissional.

“Muitos são os profissionais que se formaram aqui no curso de Direito, ao longo desses 35 anos, e hoje assumem posições de destaque em sua área. Nós temos egressos advogados, juízes, promotores, gestores, administradores, educadores e muitos outros. Então, dentro desse universo, estamos convidando a todos para trazer sua experiência, expectativas da época da graduação e como foi esse processo, servindo de incentivo para que conquistem a carreira que almejam”, conta.

O evento foi realizado pelos acadêmicos, com a supervisão da docente do curso de Direito da Unimar, Daniela Marinho. Para ela, foi uma alegria receber a Pró-reitora Fernanda em um evento promovido pela turma do primeiro ano.

“Todo o evento foi organizado inteiramente pelos nossos alunos, porque, além dos conteúdos e metodologias modernas atualizadas, nós queremos propiciar a eles habilidades que o transformem em protagonistas, para que sejam proativos e líderes na sociedade. Essa interação é fundamental, em todo o processo, encerrando com o contato com os profissionais de sucesso, porque ao conhecerem sua trajetória, percebem que cada sacrifício vale a pena”, destaca.

O evento também marcou o início das comemorações dos 35 anos do curso de Direito da Unimar. O professor Galdino Luiz Ramos, responsável pela disciplina de Direito Civil há 25 anos, r além da contribuição para o curso, fez parte da trajetória profissional da Fernanda: foi o orientador de trabalho de conclusão de curso (TCC).

Galdino destaca a emoção em participar desse momento. “São 35 anos de história e nós temos o melhor curso de Direito de toda a região, para não dizer dos melhores do Brasil. Desse período, 25 anos estou presente, o que é uma emoção muito grande, principalmente porque as celebrações começaram com a presença da Fernanda relembrando a sua jornada como aluna do nosso curso. Pra mim é muita emoção mesmo, um ano que vai ser muito especial “, destaca.

Fernanda Serva compartilhou sua trajetória profissional, desde sua escolha de carreira até os desafios e aprendizados adquiridos ao longo de sua atuação em diversos departamentos da instituição. Além disso, falou sobre sua preparação para o cargo atual e os primeiros passos na Pró-reitoria.Ela cojnta que o projeto fez ‘revisitar uma trajetória acadêmica’.

“Eu tenho muito orgulho em dizer que sou filha dessa casa. Há 21 anos eu ingressava no curso de direito da Unimar e a partir daí toda a minha trajetória foi construída. Tive a oportunidade de fazer amigos que carrego até hoje na minha vida.  Na sequência eu fiz o mestrado em Direito aqui na Universidade de Marília, já trabalhando na área da educação e depois, enfim, o Doutorado também na área da educação. Com orgulho digo que a Universidade de Marília faz muita diferença na vida das pessoas. Se hoje eu sou o que eu sou, eu devo muito a esses professores que têm, na verdade, redigido muitas belas páginas”, celebra.

Fernanda Serva fez agradecimento a todos que fizeram parte de sua formação e apontou atuação de um time de excelência e uma estrutura realmente impecável.

“Sempre falo que aqui nós temos uma estrutura realmente de ponta, mas o grande patrimônio da Universidade são as pessoas que aqui estão e as que já fizeram parte dessa história de 68 anos. Então quero realmente dizer muito obrigada a todos que proporcionaram esse momento, foi uma noite de grande emoção.”