Uma ação inédita em Marília vai unir estudantes da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), o Slam do Gueto, e unidades de Saúde em evento de arte e redução de danos por uso de substâncias psicoativas na tarde desta sexta-feira, dia 27, no poliesportivo do JK.
Pretende aproximar o público, especialmente jovens com idades entre 11 e 17 anos, dos serviços nas unidades dos bairros JK, Jânio Quadros e Palmital.
Inclui atendimento por unidade móvel de saúde fazendo testagem rápida de DSTs, bate-papo com profissionais de saúde e estudantes de medicina, além de muita produção artística na cena do Hip Hop!
Programação
Começa às 12h. A partir das 13h30 haverá atrações como dança, slam, poesia e banda.
Às 14h30 será aberta roda de conversa sobre substâncias psicoativas e redução de danos pelo uso.
A partir das 15h30 haverá Mostra de Breaking, às 16h Batalha de rima com rappers locais e encerramento às 17h30.
“Essa ação é importante para fortalecer o engajamento cultural dos jovens com a cena do Hip Hop de Marília, importante como ferramenta na redução de danos em uso de substâncias psicoativas. A arte salva vidas, transforma, dá à chance de desenvolver habilidades úteis para a vida como um todo, além de formar redes de apoio para os jovens”, diz Giovanna Nogueira, estudante do sexto ano de medicina da Famema, e uma das coordenadoras da ação.
Inserção na periferia
Além disso, essa ação leva a saúde para perto dessa população na medida em que promove a participação dos jovens nas unidades de sua de seus bairros.
“Pauta necessária em um ponto sociocultural dentro da periferia pra falar com os nossos, e principalmente pra dialogar com o Hip Hop, deixar de falar pra quem concorda e falar para quem precisa”, explica Cacá Luís, coordenador do Slam do Gueto e um dos coordenadores da ação.
Ele destacou a importância de envolvimento dos profissionais e estudantes, como Gioavanna e os médicos Cristiane Aggio e André Ulian, e disse que a ação terá muitos desdobramentos e ampliação.
O encontro acontece na Rua Antônio Ribeiro dos Santos, 80, zona norte de Marília e a entrada é gratuita.