A oferta de cochos com alimentos para animais silvestres em área destruída por incêndios em Pompéia mostra os primeiros resultados: um vídeo registrou uma Irara, espécie típica de mata atlântica no país, em busca de comida na Fazenda Guaiuvira, a mais atingida pelas queimadas na cidade
O incêndio que durante dias atingiu a região destruiu em torno de 1500 hectares de mata nativa. A recuperação envolve um esforço dos voluntários é para oferecer alimentos e água para os animais.
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, a Irara foi flagrada comendo frutas e vegetais, que diariamente são deixados em pontos estratégicos da mata.
O retorno foi celebrado mas é pouco frente às necessidades de recuperação e uma campanha de mobilização busca diferentes medidas de retomada.
O foco do trabalho de recuperação no momento é reunir alimentos (especialmente frutas), ração para cachorro, alpistes e sementes para pássaros.
Há também um processo de recuperação da mata em início com necessidade de muitas sementes e mudas de vegetação nativa, por isso, as doações também são bem-vindas.
“A mata das Fazendas Guaiuvira e Água do Cedro, representa um patrimônio ambiental para toda a região, na medida que fixa carbono, absorve o calor, preserva a água e ainda dá abrigo e alimentos para a fauna, contribuindo para o equilíbrio ambiental”, diz uma publicação na campanha.
O espaço, as ações de trabalho e a história da área são contados em uma página na internet em que a população pode conhecer detalhes e saber como ajudar: http://guaiuvira.com.br