Nacional

Aprosoja-MT vai à Europa buscar fortalecer imagem da agricultura

Aprosoja-MT vai à Europa buscar fortalecer imagem da agricultura

Integrantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), iniciou nesta segunda-feira (16.09) uma viagem intitulada “Missão Logística Europa 2024”. O objetivo principal é fortalecer a imagem da agricultura brasileira no cenário internacional e ampliar diálogos estratégicos.

A primeira parada foi em Bruxelas, Bélgica, onde a comitiva visitou a planta de biodiesel da Cargill, conhecida por sua tecnologia avançada. Em seguida, a delegação foi para Haia, nos Países Baixos, para uma reunião com representantes do Amsterdam Declaration Partnership no Ministério da Agricultura, Pesca, Segurança Alimentar e Natureza da Holanda. A comitiva também se encontrou com o embaixador do Brasil nos Países Baixos, Fernando Simas.

Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT, ressaltou a importância da missão para demonstrar ao mercado europeu que a agricultura brasileira, especialmente a produção de soja, é um exemplo de práticas sustentáveis. Ele destacou a necessidade de melhorar a imagem da agricultura brasileira e garantir que os mercados permaneçam abertos, sem serem prejudicados por narrativas equivocadas.

Além do presidente da Aprosoja MT, a comitiva inclui autoridades como Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil; Otto Luiz Burlier Da Silveira Filho, diretor de navegação e desenvolvimento do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil; o senador Wellington Fagundes (PL); a deputada federal Coronel Fernanda (PL); e Arnaldo Jardim (Cidadania), deputado federal por São Paulo e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Segundo a assessoria da entidade, a Missão Logística Europa 2024 visa não apenas estreitar laços comerciais, mas também promover o reconhecimento das práticas sustentáveis do Brasil, que é líder em produção e preserva vastas áreas de vegetação nativa. O agronegócio brasileiro, especialmente o setor de soja, demonstra que é possível combinar produtividade com preservação ambiental, uma mensagem essencial para o mercado europeu.

Fonte: Pensar Agro