Histórica, a décima edição do Festival Gastronômico de Marília foi lançada na noite da terça-feira em grande evento que reflete a importância, a relevância turística e de negócios e a dedicação de empresários, profissionais de apoio e equipes de trabalho dos 18 restaurantes participantes. Tudo parece grandioso nesta edição.
A organização une o SinHores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) e o Marília Convention Bureau. Participam aguadocemarilia; bardoamorim; cafedolado; cantina.mammamia; casatoscana; chaplin_marilia; cupimrestaurante; darumatemakirollsmarilia; doctorbeermarilia; donaelisamarilia; firegardenoficial; hotelsunvalleymarilia;labamba.food; obentosushi; paris7marilia; pasttinimarilia; patriotaemporioegastronomia e risoteriabellacucina
Os pratos, criações exclusivas para o evento, atendem todos os paladares. Vão de massas à gastronomia oriental e de filés ao bacalhau. Sobrou criatividade e harmonização.
Os nomes dos homenageados – uma tradição desde o primeiro evento – também refletem diferentes perfis de pessoas, marcas e trabalhos que influenciaram e influenciam a vida na cidade e a atuação dos restaurantes.
A atriz Bella Camero, que veio a Marília para a abertura do Festival de Cinema, fez uma aparição no lançamento, elogiou a iniciativa e conversou comigo sobre cinema, carreira e mais (veja no vídeo no final do texto).
O evento começa a partir do dia 13 de setembro e segue até o dia 27 de outubro. Os prêmios aumentaram. O tradicional concurso cultural vai dar grandes kits e uma viagem para Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
Só uma coisa segue do mesmo tamanho: o preço. Os pratos individuais são vendidos a R$ 69,00. Veja abaixo a galeria com os 18 pratos.
O valor mantém ainda a ação social e vai repassar R$ 6 de cada prato vendido para duas entidades de atendimento: a Casa do Bom Samaritano e a Casa Matheus 25.
São duas instituições que se completam e atendem dezenas de pessoas. A @casadobomsamaritano oferece café da manhã, roupas e remédios a pessoas em vulnerabilidade social, além de encaminhamento de moradores em situação de rua para a @casamtaheus25.
“A atividade é mantida especialmente por alguns benfeitores e por ações que desenvolvemos como bazar, venda de queijos produzidos com leite que ganhamos e outras iniciativas”, explica Neusa Stavarengo, diretora.
As duas casas contam com apoio de voluntários e podem receber doações de tempo, roupas, alimentos ou medicamentos, explica Neusa, que foi ao evento com as dirigentes Maria Célia e Suely Espadoto.
O presidente do SinHores Marília, Sinval Gruppo, lembrou que a gastronomia vai muito além de oferecer alimento e nutrientes. “Os restaurantes são pontos de encontro, de negócios, de celebração e de famílias. Relacionamentos começam em torno de uma refeição. É a décima edição em que celebramos o trabalho em torno dos pratos.
Citou pessoas que ajudaram na caminhada dos dez anos de evento, como Cássio Luiz `Pinto Júnior, presidente do SinHores no ano da primeira edição, em 2013 e todos os diretores do sindicato que estavam presentes – José Luiz Carvalho, o Zé Vó; Marcelo Diniz; Cesar Augusto Bettini; Henrique Brandão Simões Pinto; Fernando Mello Diniz; Wilson Fabricio Claro e Luciano Canassa Serafim.
Profissionais importantes no apoio e suporte, como Nelson Mora, secretário de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento, e Fernanda Violante, secretária-adjunta, além do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ivan Evangelista Júnior. E por fim a secretária do Sindicato, Doralice dos Santos Doretto.
Siga o @festivalgastronomicodemarilia e fique de olho nas ações especiais do Festival, que tem apoio de grandes marcas como Tauste Supermercados, Life, Comasa, Spaten, Bild, Sicredi e Ultragaz. Agora, para ver detalhes da festa de lançamento, aperta o play no vídeo aí embaixo.