Nacional

Cidade a 120km de Marilia é destaque em missão na Itália para atrair turistas

Arena de Eventos Coliseu, inspirada no famoso anfiteatro de Roma, palco de eventos culturais e sociais – Divulgação
Arena de Eventos Coliseu, inspirada no famoso anfiteatro de Roma, palco de eventos culturais e sociais – Divulgação

Pedrinhas Paulista, 2.805 habitantes no Censo 2022, a 120km de Marília, é um dos destaques em uma guia de roteiros, destinos e investimentos apresentados em uma missão internacional que começa nesta terça-feira em Roma, na Itália.

pedrinhas-05_1725984572.jpegDivulgada como ‘a cidade mais italiana no Brasil’, pedrinhas aparece com roteiros de turismo, locais históricos e até guia da gastronomia na missão, uma iniciativa do governo do Estado para atrair turistas e investidores italianos.

A cidade não ganhou o nome por acaso. Segundo o registro oficial, entre 1949 e 1950 o governo italiano enviou ao Brasil uma Missão Técnica Agrícola para mapear áreas de terra com potencial para o assentamento de imigrantes. Incluiu a Fazenda Pedrinhas, que então pertencia ao município de Maracaí.

pedrinhas-04_1725984571.jpegA história da cidade mostra que o núcleo colonial de Pedrinhas foi criado em setembro de 1952 e em novembro chegaram os primeiros imigrantes.

As opções em Pedrinhas Paulista aparecem com muito destaque em um guia que é base para a divulgação e foi lançado em fevereiro deste ano – “Turismo de Raízes – Cultura Italiana”. Tem opções de texto em português e italiano.

pedrinhas-02_1725984571.jpegTransformada em cidade em 1991, Pedrinhas aparece junto a eventos famosos do Estado, como a Festa da Achiropita, na capital paulista, e o próprio baixo do Bixiga.

A missão é ainda a terceira etapa da série de roadshows Meu Destino é São Paulo acontece em Roma com a capacitação de agentes e operadores de viagem e a divulgação dos destinos paulistas. 

pedrinhas-06_1725984571.jpeg

 “Será uma excelente oportunidade para gerar engajamento nos profissionais do setor e despertar o interesse pelos destinos paulistas”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.  

São Paulo foi o destino de mais de 55 mil turistas italianos no ano passado, número que deve aumentar em até 50% este ano, de acordo a Embratur.