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Pedágio da SP-333 em Itápolis inicia cobrança por sistema free flow

Pedágio da SP-333 em Itápolis inicia cobrança por sistema free flow

A praça de pedágio de Itápolis, na Rodovia SP-333, iniciou a operação com nova tecnologia do sistema free flow em substituição o modelo tradicional. de pagamentos. È a primeira unidade do Estado com o serviço.

O sistema usa pórtico com cobrança 10% automática em modelo que deve ser estendido nas rodovias estaduais concedidas à iniciativa privada. O investimento no primeiro pórtico foi de R$ 17,5 milhões. 

Câmeras, antenas e sensores permitem que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade. 

Quem já possui uma tag ativa terá o veículo será identificado nos pórticos da mesma forma que acontece atualmente nas pistas automáticas das cabines atuais e a cobrança da tarifa será realizada automaticamente.​

Os usuários que não tiverem o dispositivo terão os veículos identificados e será emitida uma guia de pagamento, que deve ser feito em até 15 dias. Vale pafgamento pelo site da concessionária; aplicativo (disponível para sistemas iOS e Android); WhatsApp: 0800 326 3663 e presencialmente nos Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333.

O não pagamento da tarifa é considerado infração grave de trânsito pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com uma multa de evasão no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.​

A implantação do sistema faz parte do contrato firmado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o Governo do Estado e a concessionária EcoNoroeste, responsável pela administração do trecho concedido.

Em Itápolis, o pórtico está instalado no km 179 da rodovia. Já a praça de Jaboticabal, localizada no km 110 da mesma rodovia, tem a implantação do sistema previsto para ocorrer ainda este ano.

A Artesp reforça que o novo sistema trará mais agilidade e fluidez no tráfego das rodovias paulistas. Até 2030, todas as praças de pedágio do trecho sob concessão da EcoNoroeste serão substituídas, de maneira gradual, por pórticos de cobrança automática.

As estruturas, que substituirão as tradicionais praças de pedágio, são equipadas com tecnologia avançada para a leitura e identificação dos veículos.