O Festival de Cinema de Marília 2024 inicia na sexta-feira, dia 6, uma longa programação que além da lista de filmes e sessões vai incluir rodada de negócios, mesas de debates, oficinas, atrações musicais, acessibilidade em libras e premiação.
O evento será realizado no Teatro Municipal de Marília, na sala de projeção do Clube de Cinema de Marília “Emílio Pedutti Filho” e em outros espaços de acordo com o modelo de atividade. Todos os eventos são gratuitos.
O primeiro, às 19h30 da sexta-feira, dia 6, será o Projeto “Olhares Diversos” no anfiteatro do Bloco IX da Universidade de Marília – Unimar, com a mesa redonda “Cenário Local”.
Participam Anderson Marques, um dos fundadores do Núcleo de Audiovisual de Marilia; Otávio Ribeiro, cineasta e publicitário; Tiago Pierucci, sound designer e produtor de trilhas sonoras; Cristiano Anechini e Jonathan Natalício, do Clube de Cinema de Marília.
No dia 7, sábado, feriado, a programação prevê a oficina Produção com VFX, na sala de projeção do Clube de Cinema de Marília, seguida pela exibição do longa A Planta, com apresentação do diretor Beto Brant.
No domingo, dia 8 de Setembro, será exibido o longa O Caso dos Irmãos Naves, de 1967, que rendeu o Prêmio Curumim, do Festival, ao cineasta Luiz Sérgio Person, nome de destaque para esta edição. A abertura oficial, no dia 11, terá uma homenagem especial ao cineasta.
O júri deste ano será presidido pela cineasta Marina Person, filha de Luiz Sérgio, que terá a seu lado figuras renomadas como o ator e diretor Vinícius de Oliveira, a atriz e produtora Virgínia Cavendish, o cineasta Anderson Bardot, e o produtor Well Darwin.
Cristiano Anechini, fundador da produtora Cinegoria e presidente do Clube de Cinema de Marília, destaca a relevância do festival para o desenvolvimento da cultura cinematográfica no Brasil.
“O Festival de Cinema de Marília é uma vitrine para novos talentos e também um espaço essencial para o intercâmbio de ideias e a formação de novas parcerias no mercado audiovisual. Estamos muito felizes com a programação deste ano, que foi cuidadosamente pensada para englobar diferentes aspectos da criação cinematográfica”, destaca.
Uma coprodução do Clube de Cinema de Marília e da produtora Cinegoria, o Festival é realizado por meio da Seleção Pública Edital nº 14/2023 da Lei Paulo Gustavo Estadual – São Paulo, e pela Seleção Pública Edital Nº 011/2023 – Audiovisual da Lei Paulo Gustavo Municipal de Marília – SP e do programa de Difusão do APAA.
Para mais informações sobre a programação e como participar das atividades, acesse o site oficial do festival – aqui – ou a conta do evento no Instagram – aqui -.