O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) distribuiu nesta quarta-feira um comunicado sobre falta de água na zona leste, condição que se agravou nos últimos dias em meio à onda de calor.
O departamento informou ainda que estabeleceu nova rotina de operação do sistema de abastecimento com remanejamentos de água de outras regiões da cidade.
Segundo a nota oficial, o sistema enfrenta a falta de água no sistema de produção do Cascata e mais.
“A represa está com baixo volume de água, reduzindo drasticamente a capacidade de captação. Paralelo a esta condição a represa do Água do Norte também apresenta um volume reduzido que impossibilita de ser utilizada”, diz o comunicado.
O texto diz ainda que foi identificado “um enorme vazamento” na avenida das Esmeraldas e que estava contribuindo para o desabastecimento dos bairros localizados nesta região da cidade.
A crise de falta de água, comum em bairros de periferia atingiu pontos considerados ‘nobres’ como Jardim Esmeralda e Tropical. Os reparos no vazamento já foram concluídos.
“A previsão de normalização depende diretamente da incidência de chuvas representativas para recarga dos mananciais superficiais da represa Cascata e da represa Água do Norte”, diz o Daem.
Neste período de estiagem, a autarquia solicita a todos os usuários que consumam água de modo racional, evitando quaisquer desperdícios.