Marília

'Artemísias' mostra nova fase de projeto cultural, talentos e maturidade da Casa Bonfim; vá assistir

Ensaio de Artemísias, espetáculo de sábado e domingo na Casa Bonfim – reprodução
Ensaio de Artemísias, espetáculo de sábado e domingo na Casa Bonfim – reprodução

A Casa Bonfim arte e cultura, um projeto que nasceu literalmente em fundo de quintal em Marília, mostra nova fase neste final de semana com duas sessões do espetáculo Artemísias Faces Ocultas, a segunda peça produzida pelo Núcleo de Pesquisa Teatral da entidade.

É um retrato da evolução de um projeto que começou pelo esforço e dedicação do ator e diretor Calu Monteiro e do chef e hair stylist Silvio Derobe. Ganhou força, novos nomes e maturidade.

O novo espetáculo põe no palco um trabalho coletivo, que teve envolvimento de pelo menos dez mulheres e leva quatro delas para o palco.

artemisias-casa-bonfim-01_1725042583.jpgIlca Venturini e Mariléia Derobe já participaram na primeira produção do núcleo – A Jornada do Louco, de 2022 -.

Letícia Rodrigues vai subir ao palco como atriz convidada. Regina De’La marca estreia com as Artemísias.

Calu Monteiro vai estar lá, na figura do opressor inquisidor. Mas o espetáculo tem mesmo o foco feminino.  A produção tem ainda sonoplastia de Helena Venturini e a iluminação de Gabriele Chicilia.

Por trás de tudo isso está a Casa Bonfim e o Núcleo de Pesquisa, um curso de teatro que propõe a capacitação de artistas através da prática da técnica do ator criador.

artemisias-casa-bonfim-02_1725042895.png

“Propomos a formação de um artista completo de teatro, aquele que domina e entende todas as áreas do exercício teatral”, explica Calu.

Ele une formação teórica – é graduado pela Faculdade de Artes do Paraná – à prática. Seja na Casa Bonfim, seja em outras experiências, como no grupo de teatro Down entre Amigos, Calu já mostrou o talento em criar os textos, cenários, figurinos e até jogo de iluminação.

A Casa Bonfim agregou artistas, produtos culturais e diferentes propostas e trabalhos que vão de humor ao drama, do infantil a temas sociais, da risada à reflexão. Outros nomes, como a Lux produções, da arte educadora Carol Montoro, e artistas como Rayssa Ginda, Daiana Crepaldi e outros.

artemisias-producao_1725043087.pngA segunda produção chega ao palco com um trabalho iniciado em março de 2023. Envolve encontros semanais e o aprendizado é feito com a montagem do espetáculo.

Dá muito certo. E além disso é produção cultural com criação na cidade, com evolução para ser levada a outros municípios e com uma boa opção de lazer garantida.

O espetáculo vai ter sessões no sábado, dia 31, às 20h, e no domingo às 19h. Ingressos antecipados pelo WhatsApp 14 997836010. A Casa Bonfim fica na rua Oscar Leopoldino da Silva 709