Paulópolis, distrito de Pompéia (30km de Marília) amanheceu com relatos de focos de incêndio após dois dias de chamas na zona rural, com áreas queimadas em pontos próximos da zona urbana.
O fogo que começou na quinta-feira provocou divulgação de muitos vídeos de moradores com imagens de chamas, fumaça e esforço para conter incêndios.
Moradores da cidade e zona rural divulgam imagens com diferentes pontos de incêndios em áreas próximas a bairros como o novo Residencial dos Ipês.
Há imagens impressionantes também em pontos como uma fazenda entre o distrito e a cidade de Pompéia com chamas iluminando a noite e cortina de fumaça.
A cidade entrou na lista de 30 municípios em alerta máximo pelo governo do estado de São Paulo, que montou um gabinete da crise para enfrentamento aos incêndios.
Ainda não há dados sobre a área atingida pelo fogo no distrito e em Pompéia. E a cidade não foi a única da região a entrar no alerta: Lucélia prevê até visita do governador.
A prefeita da cidade, Tati Guilhermino, disse em entrevista na noite da sexta-feira, que equipes de combate seguem na zona rural com suporte de entrega de água, comida e acompanhamento das condições de trabalho.
Ela afirmou ainda que conversou pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas e há possibilidade que ele visite a região neste domingo.
Nas últimas 48h, o estado registrou mais focos de incêndio que Amazonas e Mato Grosso. No total do ano, São Paulo é o sétimo estado com mais focos de incêndios em zonas de mata e rural.
Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que faz o monitoramento por satélite. Mostram que o Estado teve 2.316 focos de incêndios registrados. Em Mato Grosso, foram 1.237.
Em todo o ano, o Estado de São Paulo chegou a 4.973 focos de incêndios. Foram 3.175 casos só em agosto deste ano, contra 352 do ano passado.
O gabinete da crise registrou na sexta-feira 17 pontos de interdição em trafego de rodovias em função das queimadas.
Veja abaixo imagens de focos de incêndios na região de Ribeirão Preto que circulam em redes sociais.