Um programa de capacitação para profissionais da rede básica de Saúde em Marília terminou nesta sexta-feira após período de orientações sobre aleitamento materno e visita à Maternidade Gota de Leite.
A capacitação foi coordenada pela enfermeira Sandra Domingues, do Banco de Leite Materno de Marília. A visita na maternidade mostrou modelo de trabalho da instituição que tem 100% de seu atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O programa integra atividades do “Agosto Dourado”, mês que divulga ações e incentiva o aleitamento materno.
As atividades contemplaram todos os profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem etc.) das unidades básicas e das USF (Unidades de Saúde da Família), segundo a coordenadora de Enfermagem da Gota de Leite, Patrícia Truzzi Gilio.
“Foram dias muito proveitosos porque, além da capacitação sobre um assunto tão importante, os profissionais puderam conhecer a nossa maternidade, nossa infraestrutura e os trabalhos que aqui desenvolvemos.”
“Temos uma equipe preparada para dar todo o suporte que as mamães precisam. Além disso, nossos profissionais foram capacitados segundo o que preconiza o Ministério da Saúde para que possamos pleitear o título de Hospital Amigo da Criança. Praticamente, todos os requisitos já foram atendidos”, destacou a presidente da Maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni.