Aromática, repelente de mosquitos e sustentável. A ecovella produzida por estudantes da Etec Paulo Ornellas, de Garça, fez sucesso na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que termina nesta quinta-feira em São Paulo em evento que teve até presença do governador Tarcísio de Freitas.
Batizada como Ecovellas Chama Limpa, a iniciativa da Etec Paulo Ornellas Carvalho de Barros foi finalista na feira com projeto dos alunos Matheus Amaral Parra Dias, José Augusto Borrado e Michelle Estavam de Godoy. Todos são de Vera Cruz mas estudam em Garça. O trabalho teve orientação da professoras Jamile Priscila Sacc.
A vela usa reciclagem de óleo de cozinha descartado, cera de abelha em substituição à parafina derivada de petróleo e óleo aromático de citronela, para atuar como repelente de mosquitos. O resultado é um produto sustentável e 100% biodegradável.
“O projeto foi muito aceito na feira, situação que percebemos pelo grande número de pessoas que queriam adquiri-los por conta da sua ação repelente e ser 100% ecológica”, disse Matheus em conversa com o Giro Marília.
Para o grupo, chegar à final com exposição na feira foi muito importante pela melhoria do currículo acadêmico, possibilidades de prêmios significativos e reconhecimento junto ao Centro Paula Souza.
“Devido ao grande movimento da feira, não tivemos muitas possibilidades de interação com alunos de outros projetos, mas o clima é mais colaborativo que competitivo”, disse Matheus.
O grupo também agradeceu ao suporte da Etec Paulo Ornellas pelo estímulo ao desenvolvimento dos projetos e até contribuição financeira com as despesas.
“Após a feira apresentaremos a experiência aos demais alunos da nossa unidade escolar, visando estimular novos projetos para a próxima edição deste evento.”