Nacional

Sílvio Santos morre aos 93 anos; 'céu está alegre', diz nota do SBT

Sílvio Santos morre aos 93 anos; 'céu está alegre', diz nota do SBT

Uma perda para colocar o Brasil em luto: o empresário e apresentador Silvio Santos faleceu neste sábado, aos 93 anos. A informação foi confirmada em nota oficial do SBT em redes sociais.

Comandava o programa Sílvio Santos desde 1963 com apresentação em diferentes emissoras, até conseguir o registro do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), que entrou no ar em 1981.

Além de uma carreira de muito sucesso que criou quadros, frases, gestos e modos de interação com o público, foi responsável por revelar e abrigar uma lista gigantesca de talentos.

Estava internado desde o início do mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em 18 de julho já havia dado entrada no hospital com quadro de H1N1.

Em 1º de agosto, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.


“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que vc sempre será eterno em nossos corações.” – Nota oficial do SBT sobre o falecimento


Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, filho de Alberto e Rebeca, imigrantes de origem judia.

Começou a trabalhar como camelô em ruas do Rio de Janeiro enquanto cursava contabilidade. Vendia canetas e capas de plástico para documentos. Na década de 40 começou a fazer locução para rádio,

Serviu o Exército na Escola de Paraquedistas em 1948 e segui em trabalho com emissoras de rádio. Em 1954, assinou o primeiro contrato fixo w virou locutor na Rádio Nacional de São Paulo.

O empresário Manuel de Nóbrega – pai do apresentador Carlos Nóbrega, que ainda atua no SBT – foi o responsável para chamar Sílvio a atuar como animador de programa na Rádio nacional.

Em 1958 a empresa Baú da Felicidade, que era de Manuel de Nóbrega, e naquele ano estreou na TV com o programa “Hit Parade”, na TV Paulista.

Teve o programa Silvio Santos, na TV Globo, passou pela Tupi e em 1975 venceu concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro, e fundou a TVS.

Em dezembro de 2020, Silvio Santos comemorou 90 anos sem celebrações públicas, isolado por conta da pandemia, ao lado das filhas.

No dia 1º agosto de 2021, já vacinado com duas doses, Silvio voltou a apresentar seu programa pela primeira vez desde 2019. Semanas depois contraiuCovid-19 e foi internado. Ele se recuperou e voltou a gravar o seu programa.