O 10º Grupamento de Bombeiro de Marília alerta empresas sobre novo golpe por redes sociais e e-mail com ameaça de multas por irregularidades, anúncio de fiscalização e prazo para adequações e pagamento.
O esquema da fraude é muito ruim – usa marca em nome de bombeiro civil em texto recheado de informações absurdas sobre multas, prazos, siglas e verificações.
Ainda assim, o Corpo de Bombeiros faz alerta para evitar qualquer tipo de prejuízo às empresas. A começar pelo fato de que a corporação não faz notificações de visitas ou inspeções por e-mails ou redes sociais.
Toda comunicação dos Bombeiros usa medidas formais, documentos autenticados que podem ser conferidos e regras de procedimentos.
Empresas que recebam as mensagens não devem responder e nem fornecer qualquer informação pessoal ou da empresa. Caso queria falar sobre a mensagem pode fazer contato pelo telefone (14) 3401-2440.
O Corpo de Bombeiros alerta ainda que fiscalizações são feitas pessoalmente com militar do Corpo de Bombeiros fardado, identificado e com ordem de fiscalização específica para a área de risco ou edificação
Caso haja qualquer pendência, o processo é formalizado em documentos oficiais, com advertência escrita e sem qualquer cobrança ou imposição de pagamento direto ao militar que atua na fiscalização. Fuja do golpe.