Nacional

TSE suspende julgamento sobre cassação do governador de Roraima

Redação GPS TSE suspende julgamento sobre cassação do governador de Roraima
Redação GPS TSE suspende julgamento sobre cassação do governador de Roraima

O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) deu início, na noite desta terça-feira (13/8), ao julgamento que pode determinar a perda do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do vice-governador, Edilson Damião (Republicanos).

A análise, entretanto, foi suspensa após a leitura do relatório, com uma nova data a ser marcada para a continuação do julgamento.

A ação, movida pela Coligação “Roraima Muito Melhor”, foi protocolada em 9 de agosto de 2022 e alega que a chapa cometeu abuso de poder político e econômico durante as eleições daquele ano.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) já havia decidido pela cassação do mandato, mas a decisão foi contestada no TSE.

Durante a sessão, a ministra Isabel Gallotti, relatora do caso, fez a leitura do relatório, que detalha as acusações contra Denarium. Após a leitura, os advogados de defesa do governador apresentaram seus argumentos, contestando as decisões do TRE-RR.

Eles apontaram, entre outras questões, a falta de critérios claros e o que consideraram cerceamento de defesa.

Por outro lado, o advogado da Coligação “Roraima Muito Melhor”, Walber de Moura Agra, sustentou a decisão anterior do TRE-RR, defendendo a cassação do mandato. Ao final das apresentações, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, suspendeu a sessão, informando que o julgamento será retomado em data ainda a ser definida.

Origem das Acusações

As acusações contra Denarium envolvem a compra de votos em três diferentes ocasiões. Em uma delas, o governador teria utilizado o programa Cesta da Família para influenciar eleitores.

Outro caso envolve o programa Morar Melhor, ainda em tramitação. O terceiro processo, sob a relatoria da ministra Gallotti, trata do repasse de R$ 70 milhões a prefeituras, que, segundo a denúncia, teria sido utilizado para fins eleitorais.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou a favor da manutenção da cassação. No julgamento realizado pelo TRE-RR, a decisão pela perda do mandato foi tomada por 5 votos a 2.

Agora, cabe ao TSE a palavra final sobre o futuro político do governador Antonio Denarium.

The post TSE suspende julgamento sobre cassação do governador de Roraima first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional