Marília

HBU inaugura na segunda prédio da radioterapia e PET Scan do Hospital Oncológico Unimar

Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis apresenta novos equipamentos – Divulgação
Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis apresenta novos equipamentos – Divulgação

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) inaugura na segunda-feira, 12 de agosto, o prédio que abriga os equipamentos de radioterapia e PET Scan na área de Oncologia. A entrega da estrutura e dos aparelhos representam um marco para a saúde de Marília e região, com o início de atendimentos de alta tecnologia para o tratamento e diagnóstico de câncer.

A diretora superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), mantenedora do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que a inauguração é a conclusão da realização de um sonho. “Tudo começou com o doutor Márcio Mesquita Serva e em pouco tempo tornou-se o sonho de toda a família, bem como todos da equipe oncológica do HBU”, lembrou.

A história do Hospital Oncológico começou em 2016, por iniciativa do reitor da Universidade de Marília (Unimar), Dr. Márcio Mesquita Serva. A primeira fase do projeto foi inaugurada em 2021 com os tratamentos farmacológicos, enquanto seguia a construção da quinta torre. Agora, três anos depois, será entregue à população de Marília. 

Márcia relembra como tudo começou. “Decidimos junto com a equipe do HBU, há oito anos, que a questão da oncologia era uma especialidade que não poderia deixar de existir no hospital, devido a importância no cenário local, regional e nacional, visto que a população está envelhecendo. A gente sabe que o cuidado com o câncer está crescendo e com este centro estaríamos prontos, mais uma vez, para atender as demandas da população”, destaca.

Mais que concreto e ferro

Márcia Mesquita Serva Reis destaca tecnologia de equipamentos na estrutura

A superintendente aponta que o novo prédio é muito mais do que uma estrutura de concreto, contando com toda tecnologia para promover o atendimento completo ao paciente oncológico. “Nesse ambiente nós vamos contar com a radioterapia, tecnologia robótica para o tratamento e rápida recuperação dos pacientes, além do Pet Scan, que proporciona diagnóstico mais eficiente e mais completo. Nós vamos contar ainda com um centro de procedimentos minimamente invasivos, onde teremos uma sala cirúrgica, consultórios médicos especializados e até mesmo um anfiteatro”, apontou.

Segundo Márcia, essa infraestrutura tem o objetivo de permitir a realização de treinamentos e cursos, visando a capacitação dos profissionais e as discussões em prol da melhoria da assistência para o paciente. “A estrutura conta ainda com espaço para café e sala de convivência, para que as novas ideias e soluções aconteçam o tempo inteiro. Nós vamos ter um setor administrativo e de inovação, sempre pensando e focado no paciente”, completa.

A estrutura foi pensada ainda, para o bem-estar e o atendimento humanizado dos usuários do Hospital. No último andar, onde seria o telhado, foi construído um Jardim Terapêutico, com vista para o vale. “Esse espaço é integrado às alas hospitalares e ele vai fazer parte da terapia de cuidado dos nossos pacientes”, destaca.

“Temos muito a comemorar, mas também muito a fazer para transformar este prédio em um símbolo de cuidados e esperança para aqueles que buscam atendimento. Que ele represente não apenas a esperança de cura, mas também a realização de excelentes resultados na área da saúde”, concluiu Márcia.

A superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, anunciou que os atendimentos de radioterapia começarão na próxima semana, com a capacidade para atender pacientes particulares e da Unimed. A liberação de convênios adicionais está em andamento e deve ser rápida, mas o maior desafio é garantir que a tecnologia de ponta esteja disponível para pacientes do SUS, o que depende de apoio político. Quanto ao Pet Scan, a autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é aguardada, após a realização de avaliações e testes de segurança.

Ganho para educação

A formação acadêmica também é contemplada com a inauguração da nova torre e o início das operações dos equipamentos. Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, a quinta torre é mais um passo na missão de transmitir conhecimento para os acadêmicos dos cursos na área da saúde. “O Hospital Beneficente Unimar é o principal cenário de estágio para os alunos da Universidade de Marília, tanto para quem faz os cursos técnicos, quanto para a graduação e pós-graduação. Essa inauguração é motivo de orgulho para todos nós e tenho certeza que os alunos vão usufruir deste espaço, aperfeiçoando ainda mais as suas práticas”, ressaltou.

Para o coordenador da oncologia do HBU, Sérgio Luís Affonso, os pacientes são os maiores beneficiados, com a estrutura e o atendimento que vai ser prestado a todos os usuários. Cuidados que se tornam ainda mais importante quando analisada a estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta para uma situação preocupante. “Até 2030 o câncer vai ser uma das principais causas de mortalidade da humanidade. Com este novo espaço, os pacientes terão a oportunidade de receber tratamento qualificado em um único lugar, deixando de fazer parte dessa previsão”, destaca.

O coordenador destaca a proposta visionária de uma pessoa além do seu tempo, que é o reitor dr. Márcio Mesquita Serva. “Este sonho que o reitor vinha carregando há anos, a gente está materializando. É uma felicidade fazer parte deste momento e, tenho certeza, que a real gratidão virá das pessoas que vão frequentar este local e que terão a oportunidade de receber um tratamento especializado”, disse.