O Clube de Cinema de Marília abre neste sábado a programação de agosto e anuncia uma seleção de filmes internacionais e nacionais premiados. Com curadoria da produtora Alumiar Filmes, o calendário inclui obras que prometem surpreender o público com produções que não integram o circuito comercial.
A programação começa com a exibição de “A Besta”, dirigido por Bertrand Bonello, indicado no Festival de Veneza e na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, entre outras premiações.
O nacional “Benzinho” de Gustavo Pizzi, foi premiado no Festival de Gramado e recebeu indicações para o Festival de Sundance, Roterdã e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
A produção japonesa “Sob o céu aberto”, dirigida por Miwa Nishikawa, foi premiada no Festival de Chicago. Já “Rafiki”, dirigido por Wanuri Kahiu, foi selecionado para o Festival de Cannes e premiado no Festival de Cinema LGBT de Nova York.
O longa “Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência”, dirigido por Roy Andersson, foi premiado no Festival de Veneza e no European Film Awards. Dirigido por Marina Person, o longa nacional “Califórnia”, foi premiado no Festival do Rio e recebeu indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e no Festival de Roterdã.
E, o filme “La Llegada“ de Alejandro Rojas foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Calcutá e no Festival de Cinema de Málaga.
Nesse mês, o Clube de Cinema de Marília ainda recebe a reexibição do documentário mariliense “Dona Rute – Uma História de Amor e Benzimentos”, de Tiago Damaceno e Sayer Aurélio Dorileo, que apresenta a história de vida de uma das mais famosas benzedeiras de Marília entre as décadas de 30 e 80.
A programação também destaca a apresentação “Por que não sonhar” com os músicos Nanda e Marco Luz que irão promover um show autoral e covers de grandes nomes da música como Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Michael Jackson, Beatles, Caetano Veloso, entre outros.
Mais informações sobre a programação e os filmes selecionados, podem ser conferidas no perfil do Instagram do CCM. O Clube fica na Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia). Veja abaixo a programação agosto.
3 de agosto (sábado)
A Besta – França / Canadá
Direção: Bertrand Bonello
Em um futuro próximo onde as emoções se tornaram uma ameaça, Gabrielle finalmente consegue “purificar” seu DNA em uma máquina que a conecta a vidas passadas, eliminando quaisquer sentimentos fortes. Até que ela conhece Louis e sente uma conexão poderosa, como se o conhecesse desde sempre.
4 de agosto (domingo)
Benzinho – Brasil / Uruguai
Direção: Gustavo Pizzi
O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha. Com a notícia da viagem, ele lança sua mãe em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã a lidar com as instabilidades do marido e se desdobrar para dar atenção aos seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.
10 de agosto (sábado)
Por que não sonhar
Músicos: Nanda e Marco Luz
Show autoral e covers de grandes nomes da música como Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Michael Jackson, Beatles, Caetano Veloso, entre outros.
11 de agosto (domingo)
Dona Rute – Uma História de Amor e Benzimentos – Brasil
Direção: Tiago Damaceno e Sayer Aurélio Dorileo
Filomena Maceira Fredemberg, mais conhecida como dona Rute, foi uma mãe, avó, conselheira e um verdadeiro um porto seguro na vida de muitas pessoas entre as décadas de 30 a 80. Com caráter histórico, o filme mescla sua vida desde seus benzimentos quanto às tradições e costumes populares daquela Marília em desenvolvimento.
17 de agosto (sábado)
Sob o Céu Aberto – Japão
Direção: Miwa Nishikawa
Um ex-Yakuza de meia-idade é libertado da prisão após treze anos, onde foi preso por assassinato. Com dificuldades para se readaptar à sociedade, ele também luta para encontrar sua mãe, de quem foi separado quando criança.
18 de agosto (domingo)
Rafiki – Quênia / África do Sul
Direção: Wanuri Kahiu
Kena e Ziki são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pelas conquistas de seus sonhos. A relação de amizade se transforma em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem.
24 de agosto (sábado)
Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência – Suécia / Noruega
Direção: Roy Andersson
Dois homens estão numa viagem de negócios, vendendo artefatos engraçados. Eles mostram uma percepção sobre o mundo caótico do presente, o passado e o futuro, repletos de sonhos e fantasias.
25 de agosto (domingo)
Califórnia – Brasil
Direção: Marina Person
Estela vive na São Paulo de 1984, ambiente de reabertura política e redemocratização. Ela espera ansiosamente pela viagem aos Estados Unidos para visitar o tio. Porém, ele volta da Califórnia debilitado por uma doença grave.
01 de setembro (domingo)
La Llegada – Espanha
Direção: Alejandro Rojas
Diego, um urbanista venezuelano e Elena, uma dançarina contemporânea de Barcelona, se mudam para os Estados Unidos com os vistos aprovados para começar uma nova vida. Mas ao entrarem na área de imigração do aeroporto de Nova Iorque, são levados para a sala de inspeção onde seu destino é colocado em causa, à medida que o funcionário que os entrevista revela segredos que ainda não partilharam entre si ou divulgaram no processo de candidatura anterior, pondo em perigo todo o processo e a sua a confiança entre o casal.