O Guri, programa gratuito de educação musical do Estado de São Paulo, abriu a segunda temporada de inscrições e entre os dias 5 de agosto e 13 de setembro recebe vcandidatos. Tem vagas no polo de Marília, que atende toda a região.
No estado são 78.689 mil vagas distribuídas em 400 polos de ensino. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de sua preferência. Acesse aqui a lista do interior e litoral ou a lista de cursos na capital.
Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos).
Inclui instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.
Oferece ainda bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão, além de canto.
A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada Polo. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa:
Para realizar a matrícula é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável.
Deve apresentar certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
As matrículas no Guri ocorrem o ano todo, havendo vaga no curso desejado. A campanha de matrículas, porém, é um período no qual são convidados crianças, adolescentes, jovens e comunidades para conhecer o polo de ensino mais próximo, entender como funcionam as aulas e descobrir a variedade de possibilidades ofertadas pelo programa.