O Monitor das Secas, levantamento mantido pela Agência Nacional de Águas, mostra que em junho de 2024 houve avança da seca moderada nas regiões Oeste, Centro e Norte do Estado de São Paulo, incluindo Marília e cidades próximas.
O estudo representa a perda de umidade que impacta tanto reservas de água quanto condições gerais do solo. O avanço é resultado da “persistência de chuvas abaixo da média” e o estudo mostra ainda avanço da seca fraca (S0).
Monitor mostra dados da seca em dezembro de 2023 e junho de 2024
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) acompanha a análise da agência e mostra que a redução do armazenamento hídrico do solo em grande parte da podem prejudicar lavouras de milho em áreas do interior de São Paulo.
E o quadro de tempo seco não deve ter alteração até o final desta semana para Marília e região. O Instituto inclui grande área do oeste paulista em um alerta sobre riscos de baixa umidade do ar.
A condição representa riscos para saúde, especialmente de crianças e idosos, e para segurança com aumento dos níveis de preocupação com queimadas.
O Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp) em Bauru, diz que até sexta-feira o tempo deve se manter estável no estado de São Paulo, com predomínio de sol e poucas nuvens.
“A atuação de uma massa de ar seco bloqueia a entrada de frente fria e a formação de nuvens de chuva, mantendo baixos índices de umidade relativa do ar à tarde. Temperaturas máximas em elevação.”