A unidade da Defensoria Pública de São Paulo em Marília iniciou atendimento em em novo endereço, na Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 164, no Centro da cidade, e faz no dia 26 de julho evento de inauguração, aberta ao público, a partir de 10h.
Até então, os atendimentos em Marília eram realizados em dois locais diferentes: na Avenida Sampaio Vidal e na Rua Marrey Junior. No entanto, o crescimento da procura pelos serviços da Defensoria Pública na região tornou necessária o estabelecimento de uma nova unidade, maior e mais bem adaptada, centralizando os atendimentos em um mesmo local.
A nova sede oferece uma melhor infraestrutura, com fácil acesso ao terminal rodoviário, e possibilitará a centralização de todos os serviços da Unidade de Marília em um único endereço.
“Vai unificar os atendimentos cível, de execução penal, criminal e de infância e juventude, que antes eram realizados em dois endereços diferentes. Possui um espaço amplo, confortável e climatizado, com salas de atendimento privativo. Além disso, está localizada próxima ao terminal rodoviário urbano, o que facilitará o acesso à população”, ressalta a defensora pública coordenadora da unidade, Andrea da Silva Lima, sobre o novo local.
A nova unidade homenageará o defensor público Bruno Haddad Galvão, reconhecido pela sua atuação aguerrida, durante 14 anos, em defesa das pessoas mais vulneráveis, que faleceu precocemente em 2022.
Mariliense formado em Direito pelo Univem, ingressou na defensoria em Marília em 2008. Em 2011 foi transferido para São José do Rio Preto, onde atuou até sua morte. O falecimento povocou comoção e pesar nas duas cidades e em municípios próximos onde o trabalho e a família do defensor – que deixou esposa e filho – eram conhecidos.
A Defensoria é uma instituição pública com a função de oferecer aos cidadãos e cidadãs vulneráveis serviços gratuitos de orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos.
Apenas nos primeiros cinco meses de 2024, a unidade realizou mais de 5,5 mil atendimentos, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte do público que procura os serviços da instituição na cidade são pessoas idosas ou com deficiência.