Nacional

Portos paranaenses batem recorde com 6,5 milhões de toneladas

Portos paranaenses batem recorde com 6,5 milhões de toneladas

Os portos paranaenses alcançaram um novo marco histórico em junho, com um volume de movimentação de 6.582.670 toneladas, superando em 3% o recorde anterior estabelecido em dezembro de 2023. Esse resultado excepcional é fruto de um conjunto de fatores, como planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e a eficiência das operações.

Os principais destaques nas exportações foram o açúcar a granel e a soja, que registraram crescimentos de 15% e 6%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho positivo é impulsionado pela crescente demanda internacional por esses produtos, que posicionam o Paraná como um dos principais estados exportadores do Brasil.

Na importação, os fertilizantes e contêineres foram os produtos que mais se destacaram, com aumentos expressivos de 20% e 45%, respectivamente. Os portos paranaenses consolidam sua posição como a principal porta de entrada de fertilizantes no país, enquanto o crescimento no volume de contêineres reflete a dinâmica do comércio exterior brasileiro.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, atribui esse resultado histórico ao trabalho conjunto de toda a equipe e aos investimentos em infraestrutura e tecnologia. Ele destaca o desafio de operar em uma região com alta pluviosidade, que exige um planejamento cuidadoso para evitar interrupções nas operações.

O diretor de Operações, Gabriel Vieira, complementa que os resultados são fruto de um trabalho contínuo de planejamento operacional e de engenharia, que já rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios consecutivos de melhor gestão portuária.

O maior investimento da Portos do Paraná, o Moegão, é um projeto ambicioso que visa agilizar ainda mais as operações ferroviárias e aumentar a capacidade de movimentação de grãos no terminal de Paranaguá. Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, o Moegão representa um marco para o futuro dos portos paranaenses, consolidando sua posição como um dos principais complexos portuários da América Latina.

Fonte: Pensar Agro