Marília

Famema recebe Certificado de Acreditação de Conselho Federal em Brasília

Famema recebe Certificado de Acreditação de Conselho Federal em Brasília

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) recebeu na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília/DF, o Certificado do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM).

O diretor-geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, e o diretor técnico de Graduação da Faculdade, Carlos Alberto Lazarini, participaram da entrega durante o “I Encontro das Escolas Médicas Acreditadas do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do CFM”.

“Agradeço todos que se empenharam para essa conquista, em especial, estudantes, docentes e servidores da Famema. A certificação demonstra que seguimos pelo caminho certo”, disse Valdeir Fagundes de Queiroz. 

O certificado representa o reconhecimento formal da qualidade de serviços. É baseado em avaliação padronizada por um organismo independente.

A avaliação envolve requisitos previamente definidos e que tem competência para realizar o seu papel de modo eficaz e seguro.

“A acreditação pelo SAEME-CFM é fundamental, porque não apenas valida a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão da Famema, com ênfase nas metodologias ativas, mas também impulsiona a instituição a se manter em conformidade com os padrões de excelência, promovendo assim a melhoria contínua e o reconhecimento na educação médica e na saúde”, comentou Carlos Alberto Lazarini.

A Famema recebeu no período de 21 a 24 de novembro de 2023 a equipe de avaliadores externos, formada por quatro membros – três professores e um acadêmico, todos de cursos de medicina -.

O resultado desta avaliação foi divulgado no dia 12 de março deste ano em relatório com o parecer de “CURSO ACREDITADO”. O documento vale por seis anos, até março de 2030.

“Que essa certificação continue a nos impulsionar para melhorarmos cada vez mais a nossa qualidade no ensino, com o objetivo de reafirmar o compromisso de excelência na formação de médicos comprometidos com as necessidades de saúde da população”, complementou Valdeir Fagundes de Queiroz.